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dc.contributor.authorSartoretto, Mara Lúcia-
dc.contributor.authorBersch, Rita de Cássia Reckziegel-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:34:53Z-
dc.date.available2019-06-28T15:34:53Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 67p.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 60331 29 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43218-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMinistério da Educação; Secretaria de Educação Especialpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado - Pedagogiapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado - escola comumpt_BR
dc.subjectatendimento educacional especializado - acesso à aprendizagempt_BR
dc.titleA educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste fascículo parte de uma coleção sobre educação especial na escola comum, que tem por objetivo desafiar gestores, professores do AEE da escola comum, e alunos a repensarem a função dos recursos como facilitadores do acesso à aprendizagem na escola e fora dela. Orientar os professores na seleção, confecção e indicação de recursos pedagógicos acessíveis que dêem condições aos alunos de participarem ativamente de todas as estratégias de ensino oferecidas pela escola, eliminando as barreiras de qualquer natureza, que dificultem ou impeçam a aprendizagem - eis o desafio que estamos propondo com este material. Na primeira parte, dedicada aos recursos pedagógicos acessíveis, procuramos apresentar, de forma clara e objetiva, os recursos de baixa e de alta tecnologia, não como instrumentos capazes de, por si sós, eliminar as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência para construírem aprendizagem, mas como facilitadores que, se usados com sabedoria, criatividade e seleção adequada, contribuirão de maneira efetiva para o bom desempenho acadêmico de seus usuários. Utilizando fotos e esclarecimentos sobre objetivos, materiais utilizados na sua confecção ou como adquiri-los, procuramos fornecer aos professores as informações básicas para a sua utilização com sucesso. Na segunda parte, abordamos a comunicação aumentativa e alternativa como área da tecnologia assistiva que torna o aluno com impedimentos na comunicação oral e/ou escrita mais participativo nas relações comunicativas, podendo, assim, construir conhecimentos e ser avaliado neste processo. Salientamos a importância da observação acurada do aluno para a seleção e indicação correta do recurso, e procuramos esclarecer a função diferenciada do trabalho do professor do AEE e da escola comum na sua utilização. Procuramos mostrar que a parceria entre professor da classe comum, do atendimento educacional especializado e a família do aluno contribui para que os recursos cumpram a sua função: eliminar barreiras que impeçam qualquer aluno, em qualquer ambiente e em todas as atividades propostas pela escola, de participar, nas melhores condições possíveis, de todas as atividades da escola comum. [...]pt_BR
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