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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215
Tipo: | Livro |
Título : | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez |
Autor : | Alvez, Carla Barbosa Ferreira, Josimário de Paula Damázio, Mirlene Ferreira Macedo |
Palabras clave : | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Surdez;Ensino Bilíngue - Pedagogia - Surdez;Surdez - habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas. |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial |
Citación : | ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar.Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 27p. |
Resumen en portugués brasileño: | A construção de um caminho pedagógico para o Atendimento Educacional Especializado - AEE para pessoas com surdez, numa perspectiva inclusiva, com base em princípios decorrentes dos novos paradigmas, tem encontrado dificuldades para se efetivar, em virtude de problemas relacionados a decisões político-filosóficas, pedagógicas, metodológicas e de gestão e planejamento da escola brasileira. Nossa intenção é esclarecer que o ato educativo relativo ao contexto da escola para o aluno com surdez, no que diz respeito ao cotidiano pedagógico, precisa ser redirecionado, construindo novas e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas. Propomos considerar a pessoa com surdez, o conhecimento e o objeto de estudo a partir da base conceitual do pensamento pós-moderno, que envolve epistemologicamente a complexidade do fenômeno inter e intra-humano e estabelece uma simbiose entre a educação da consciência e da instrução da inteligência. Apresentamos neste fascículo uma proposta capaz de gerar novos ambientes de aprendizagem, em que o AEE na modalidade complementar ou suplementar a classe comum, tece o ensino mediante uma teoria que leva em conta o conhecimento produzido pelos sujeitos e se estabelece em forma de conexões. O AEE, como um lócus epistemológico da educação inclusiva, constitui esta proposta voltada aos alunos com surdez que visa a preparar para a individualidade e a coletividade, provocando um processo dialógico, de superação da imanência e a busca de mudanças sociais, culturais e filosóficas. Uma ruptura de fronteiras para as infinitas possibilidades humanas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215 |
ISBN : | 978 85 60331 29 1 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Livros |
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