Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43207
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência visual: o centrismo visual e as implicações na aprendizagem |
Autor(es): | Nuernberg, Adriano Henrique Bock, Geisa Letícia Kempfer Maia, Shirley Rodrigues |
Palavras-chave: | Redes regulares de ensino - Estudantes com deficiência;Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008);Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Ensino |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFCE; MC&C |
Citação: | NUERNBERG, Adriano Henrique; BOCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues. O atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência visual: o centrismo visual e as implicações na aprendizagem. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 95-105. |
Resumo: | O número de estudantes com deficiência matriculados nas redes regulares de ensino do Brasil tem-se ampliado de maneira considerável após a publicação da “Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva” (2008), e neste universo de categorização das deficiências encontram-se diferentes sujeitos com alguma condição de deficiência visual, com diagnósticos diferenciados e distintos que variam de uma baixa visão até a cegueira. Com isso, entende-se que não há possibilidade e nem necessidade de o professor de sala de aula ser um especialista em deficiência visual; no entanto, a relação estabelecida com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode ressignificar suas estratégias, metodologias, enfim, sua práxis pedagógica de modo a contemplar os diferentes perfis de aprendizes de sua sala de aula. O intuito com este artigo é instigar os profi ssionais da educação a efetivarem aulas mais inclusivas, não pensando somente o sujeito “com defi ciência”, mas traçando estratégias de eliminação de barreiras no contexto escolar que beneficiem a todos os educandos e, sempre que necessário, com apoio do professor do AEE, efetivar ações mais personalizadas ao estudante com deficiência visual. Para adentrar na especificidade da deficiência visual, é importante definir de antemão a concepção que se tem sobre deficiência e impedimento. e nesse sentido apresentamos alguns conceitos que contribuem para esta compreensão. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43207 |
ISBN: | 978 85 67589 49 7 |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_ahnuernberg.pdf | 240,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.