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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nuernberg, Adriano Henrique | - |
dc.contributor.author | Bock, Geisa Letícia Kempfer | - |
dc.contributor.author | Maia, Shirley Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T12:10:28Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T12:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NUERNBERG, Adriano Henrique; BOCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues. O atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência visual: o centrismo visual e as implicações na aprendizagem. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 95-105. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 67589 49 7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43207 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFCE; MC&C | pt_BR |
dc.subject | Redes regulares de ensino - Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Ensino | pt_BR |
dc.title | O atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência visual: o centrismo visual e as implicações na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O número de estudantes com deficiência matriculados nas redes regulares de ensino do Brasil tem-se ampliado de maneira considerável após a publicação da “Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva” (2008), e neste universo de categorização das deficiências encontram-se diferentes sujeitos com alguma condição de deficiência visual, com diagnósticos diferenciados e distintos que variam de uma baixa visão até a cegueira. Com isso, entende-se que não há possibilidade e nem necessidade de o professor de sala de aula ser um especialista em deficiência visual; no entanto, a relação estabelecida com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode ressignificar suas estratégias, metodologias, enfim, sua práxis pedagógica de modo a contemplar os diferentes perfis de aprendizes de sua sala de aula. O intuito com este artigo é instigar os profi ssionais da educação a efetivarem aulas mais inclusivas, não pensando somente o sujeito “com defi ciência”, mas traçando estratégias de eliminação de barreiras no contexto escolar que beneficiem a todos os educandos e, sempre que necessário, com apoio do professor do AEE, efetivar ações mais personalizadas ao estudante com deficiência visual. Para adentrar na especificidade da deficiência visual, é importante definir de antemão a concepção que se tem sobre deficiência e impedimento. e nesse sentido apresentamos alguns conceitos que contribuem para esta compreensão. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
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