Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43198
Tipo: Artigo de Evento
Título: As ideologias percorrem as trajetórias: memórias de professores de história do Cariri Cearense
Autor(es): Ferreira, Taís Haney Araújo
Palavras-chave: Analise de memórias de professores de Histporia;Convívios de professores de História;Pesquisa - professores de História - Região do Cariri
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: FERREIRA, Taís Haney Araújo. As ideologias percorrem as trajetórias: memórias de professores de história do Cariri Cearense. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: O presente trabalho consiste na apresentação da pesquisa intitulada “Outros Convívios com a História: Memórias de Professores de História do Cariri”, que recolhe e analisa memórias de professores cujas trajetórias estão ligadas a outros “convívios” inerentes ao professor de história, sendo analisadas experiências de professores que são ou estiveram ligados a movimentos populares e reivindicações de cunho social, entre elas: À valorização do patrimônio histórico material, imaterial e natural; pelo direito a memória social; pela valorização e reconhecimento da história, cultura e práticas afrodescendentes, e/ou professores que utilizam a sala de aula como espaço de intervenção de práticas direcionadas às causas citadas. Nos limites deste artigo, recortamos as memórias de quatro professores de história que se caracterizaram de forma mais específica às ações em defesa da história, memória e cultura afrodescendente Foram selecionados professores que residem e atuam nas cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, localizadas na mesoregião Cariri, sul do estado do Ceará, que agem em defesa da memória e cultura afrobrasileira e que, através de sua atuação, demonstram empoderamento sociopolítico. Apropriação que habita as experiências vivenciadas pelos docentes na busca pela melhoria social e na defesa do grupo ao qual se identificam, representam e defendem. Locando-se como ser político e social, na tomada de posição e na ação crítica e reivindicativa e que fazem parte também da formação do professor de história. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43198
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_thaferreira.pdf272,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.