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dc.contributor.authorRech, Hildemar Luiz-
dc.contributor.authorLima, Isaías Batista-
dc.date.accessioned2019-06-26T19:08:29Z-
dc.date.available2019-06-26T19:08:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRECH, Hildemar Luiz; LIMA, lsaías Batista. A contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educação. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p.-
dc.identifier.isbn978-85-7282-497-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43163-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDialética Negativa e educaçãopt_BR
dc.subjectCapitalismo tardiopt_BR
dc.subjectDialética Negativa e Razão Críticapt_BR
dc.subjectDialética Negativa de Adornopt_BR
dc.titleA contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara Adorno, o conceito se explicitou como insuficiente e a práxis se mostrou falha no contexto do Iluminismo e, especialmente, no capitalismo tardio. Independentemente do que pretendesse a teoria, o retorno à Filosofia se impôs pela própria não identidade entre teoria e práxis e pelas próprias carências e deficiências inerentes a ambas. E, por isso, a consciência do não idêntico entre a realidade e o conceito, entre a práxis e a teoria é o núcleo da dialética negativa (ADORNO,1995a).[...] A razão crítica apoiada na dialética negativa significa um movimento de ruptura com a razão identificadora que, segundo Adorno, sustenta o equívoco de procurar explicar o mundo a partir da construção de uma identidade com ele. Identidade esta realizada apenas de modo teórico e imposta unilateralmente pela práxís, como se a realidade pudesse ser encaixada sem resíduos em modelos teóricos de identificação (ADORNO, 1975).[...]pt_BR
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