Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43143
Tipo: Resumo
Título: Programa de apoio aos intercambistas e sua evolução ao longo dos anos
Autor(es): Silva, Gabriel Felix e
Feitosa, Vitoria Maria Vieira
Cavalcante, Marcio Agner Carvalho
Campos, Nicholas Vieira
Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Intercambista;Programa de Apoio ao Intercambista;padrinho
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Grabriel Felix e; et al. Programa de apoio aos intercambistas e sua evolução ao longo dos anos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) é um projeto da Faculdade de de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) realizado em Parceria com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (CAI-UFC). O programa tem como objetivos: ajudar o intercambistas nos procedimentos necessários para realizar o intercâmbio na UFC; integralizar os alunos estrangeiros na cultura brasileira e proporcionar aos alunos brasileiros a chance de conhecer culturas e conhecimentos acadêmicos diferentes e proporcionar a internacionalização da UFC. Esse estudo tem como objetivo verificar a evolução do programa PAI no período de 2011/2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com base em dados secundários. O programa possui 7 anos de existência e desde a sua criação em 2010, contamos com 570 alunos voluntários que participaram do projeto vindos de todos os campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), inclusive, alunos de mestrado e doutorado e recebemos mais de 550 alunos de diferentes nacionalidades, destacando-se os intercambistas oriundos da Alemanha, França e Espanha. O PAI possui, atualmente, 8 coordenadores, sendo 4 bolsistas e 4 voluntários. Além deles, participam do programa os alunos voluntários, chamados de "padrinhos e madrinhas". Esses alunos contactam com o intercambista para tirar qualquer eventual dúvida antes da chegada do aluno estrangeiro no Brasil. Depois, são os voluntários que recepcionam os alunos de mobilidade acadêmica na sua chegada ao aeroporto ou rodoviária de Fortaleza. O passo seguinte é providenciar todos documentos necessários, dando suporte ao intercambista. Desde o começo do programa, o PAI vem despertando cada vez mais o interesse dos alunos da UFC, foram selecionados para entrevista 33 alunos da UFC e 16 foram aprovados para fazer parte na função de "padrinho". do programa. Em 2016, foram feitas mais de 100 inscrições de participação para o programa, destes, 54 foram aprovados e integram, hoje, o PAI.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43143
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gfsilva.pdf50,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.