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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Sara da Rocha-
dc.date.accessioned2019-06-26T13:54:23Z-
dc.date.available2019-06-26T13:54:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Sara da Rocha. A escolarização e as atividades "cristalizadas" de arte dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará: As angustias relatadas na atividade "linha do tempo". 2014. 80 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43106-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Na artept_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA escolarização e as atividades "cristalizadas" de arte dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará: As angustias relatadas na atividade "linha do tempo"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as atividades escolares em arte a partir das narrativas de vida dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, compartilhadas na atividade Linha do tempo– metodologia criada e desenvolvida pela Prof. Luciane Goldberg, na disciplina de Arte e Educação, nos semestres 2013.1 e 2013.2 semestres os quais acompanhei a disciplina no papel de monitora, há objetivo de identificar as precariedades dessas experiências formativas e problematizar o ensino de arte na escola no Ceará e, em conseqüência no Brasil. Desta forma, foram realizadas análises das apresentações dos estudantes acerca de suas vivências e experiências com arte desde a infância, a inserção da arte escolar até os dias atuais, expressos através de suas narrativas (auto)biográficas. Neste trabalho, adotamos o método do Estudo de Caso Minayo (2004), tendo em vista a especificidade do objeto de pesquisa, a aplicação de uma metodologia específica em um contexto único. Os instrumentos de pesquisa consistiram em: levantamento bibliográfico; análise documental e análise das apresentações realizadas pelos estudantes, destacando o uso em (vídeos, fotografias, apresentações power point.). A pesquisa foi fundamentada com base no referencial teórico, apoiados nas contribuições de Goldeberg (2012). Quanto à ArteEducação legitimamos como suporte teórico os pressupostos de Barbosa (2009), Duarte Júnior (1991), Ferraz e Fusari (1993), e Silva & Araújo (2007). Especificamente sobre a atividade Linha do Tempo, Goldberg, Olinda e Bezerra (2012). A pesquisa faz-se relevante porque traz a discussão do ensino de arte que toda uma geração de estudantes obteve, oportunizando e uma reflexão que perpassa o reconhecimento da importância e função da arte na educação, além da análise dos percalços que nos acompanham até aqui. Os resultados encontrados mostram que: (i) a atividade Linha do Tempo possibilita um diagnóstico quanto ao ensino de arte à medida que encontramos nas narrativas dos estudantes elementos caracterizadores desse ensino, sob a perspectiva da escola, família e instituições religiosas; (ii) identificamos as concepções e metodologias que norteiam as práticas desse ensino; (iii) a utilização da metodologia da atividade Linha do tempo possibilita ao estudante perceber-se dentro do Histórico do Ensino de Arte e a decisão pela ruptura com concepções engessadas e massificadas, sem sentido, projetando assim, ações pedagógicas de reconhecimento da arte enquanto conhecimento; (iv) a atividade da Linha do Tempo traz realidades e faz uma identificação dos conceitos atribuídos à arte e sensibiliza o estudante em repensar que tipo profissional pode ser e que tipo de ensino pode propor para seus futuros alunos.pt_BR
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