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dc.contributor.advisorLustosa, Francisca Geny-
dc.contributor.authorPáscoa, Janne Sara da Cunha-
dc.date.accessioned2019-06-26T13:53:34Z-
dc.date.available2019-06-26T13:53:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPÁSCOA, J. S. C. A formação de professores que atuam na sala de recursos multifuncionais com o atendimento educacional especializado em escolas públicas do município de Fortaleza: Concepções e práticas docentes. 2014. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43102-
dc.description.abstractThe present work has as the main objective to analyse the training of teachers who work with Special Education Services (SES). In this sense, the difficulties encountered by those teachers are identified, and the proposals and the methodology used in the continuous training developed by the Municipal Department of Education of Fortaleza are verified in order to examine the conceptions of all participants who take part in the training. In order to develop this research, the principal official documents that guide the aspects related to special education are taken as a reference. As some examples, I can cite the National Education Policy from the inclusive perspective, as well as some authors who contributed to issuesregarding to special education from the inclusive perspective. In addition, I can include researchers who presented important reflections to teachers’ training, specially to continuous training. Among those authors, I must highlight the research of Lustosa (2009), Mantoan (2010), Figueiredo (2010), Candau (1996) and, Silva (2000). This qualitative research was developed through a case study where the data were collected at interviews with three teachers who work with SES and, with one of the coordinators who is responsible for the teachers’ continuous training. In this sense, the research reveals weaknesses in special education training, mainly in graduation, since the approaches seems to be insufficient, thereby it is necessary to occur curricular changes that enable that process since the initial formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA formação de professores que atuam na sala de recursos multifuncionais com o atendimento educacional especializado em escolas públicas do município de Fortaleza: Concepções e práticas docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve como objetivo analisar a formação dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificando as dificuldades vivenciadas por esses profissionais no exercício da sua profissão, verificando junto aos mesmos as propostas e a metodologia de formação continuada em serviço desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação do Município de Fortaleza (SME), de forma a se perceber as concepções desses sujeitos acerca dessas formações. Para a realização desse estudo utilizamos como referência os principais documentos oficiais que norteiam os aspectos relacionados a educação especial, dentre os mesmos podemos citar a Política Nacional de Educação na perspectiva inclusiva, assim como as contribuições de autores, sobre questões relativas à educação especial na perspectiva inclusiva, assim como em relação às reflexões sobre a importância da formação docente, principalmente no que diz respeito as formações continuadas. Dentre esses autores, destacamos os estudos de: Lustosa (2009), Mantoan (2010), Figueiredo (2010), Candau (1996) e Silva (2000). O estudo foi realizado através de uma investigação de campo com abordagem qualitativa, onde foram utilizados como procedimento para coleta de dados, entrevista com três professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado, bem como com uma das coordenadoras da célula de educação especial da Secretária Municipal da Educação de Fortaleza, uma das responsáveis pela formação continuada em serviço de professores (a) do AEE. Dessa forma, os estudos evidenciam a existência de fragilidades formativas sobre a área de educação especial, principalmente na graduação, visto que as abordagens acerca dessa área parecem ser insuficientes, sendo necessárias reformas curriculares que tornem possível esse processo desde a formação inicial. A pesquisa também revela a satisfação das professoras diante das formações continuadas em serviço oferecidas pela SME, ou seja, afirmam que as mesmas viabilizam e orientam a sua prática na sala de recursos multifuncionais, visto que não apontam necessidades formativas no que diz respeito a essas formações.pt_BR
Appears in Collections:PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)
PEDAGOGIA - TCC

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