Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43099
Tipo: TCC
Título: Campanhas eleitorais em tempos de Internet: O caso de Elmano de Freitas (PT) na eleição municipal de 2012
Autor(es): Barbosa, Davi Montenegro Claudino
Orientador: Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Internet na Campanha Eleitoral - Fortaleza (CE) - 2012;Mídia social - Aspectos políticos - Fortaleza (CE) - 2012;Redes sociais - Aspectos políticos - Fortaleza (CE) - 2012
Data do documento: 2013
Citação: BARBOSA, D. M. C. Campanhas eleitorais em tempos de Internet: O caso de Elmano de Freitas (PT) na eleição municipal de 2012. 2013. 81 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: À medida que a internet vai se fortalecendo como mecanismo abrangente no que se refere à diversidade de usos, essa tecnologia instiga mudanças com a mesma velocidade com que as produzem. A política, por ser fundamental na construção e manutenção social, adentra no debate a partir do momento em que interage com a tecnologia no processo que se dá na rede virtual, sendo observada aqui como sistema integrante de novas demandas contemporâneas. Esse trabalho se propõe a fazer uma análise da campanha eleitoral de Elmano de Freitas (PT) no Facebook, no pleito municipal de 2012 em Fortaleza. Pelo viés exploratório, a pesquisa se estendeu até a repercussão do resultado nas urnas, buscando entender o processo de propaganda política na rede mundial de computadores e sua aceitação entre os usuários. Como resultado, tem-se o uso das possibilidades de interações mediadas pela Internet na busca pela produção política de uma campanha eleitoral. Apesar de fomentar novas perspectivas e debates acerca do constructo social que envolve a internet, os efeitos ocasionados ainda são imprevisíveis como um todo.
Abstract: As the Internet becomes stronger as the comprehensive mechanism which refers to the variety of uses for this technology instigate changes with the same speed at which they produce. The policy, for being instrumental in building and maintaining social, enters the debate from the moment we interact with technology in the process that takes place in the virtual network, observed here as an integral system of new contemporary demands. This paper aims to make an analysis of the electoral campaign Elmano de Freitas (PT) on Facebook, municipal elections of 2012 in Fortaleza. At exploratory bias, the survey was extended to the impact of the outcome on the ballot, seeking to understand the process of political advertising on the worldwide web and its acceptance among users. As a result, it has been the use of the possibilities of Internet-mediated interactions in the search for political production of an election campaign. Although foster new perspectives and debates about the social construct that involves the internet, caused effects are still unpredictable as a whole.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43099
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_dmcbarbosa.pdf777,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.