Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43085
Tipo: TCC
Título: Arte-educação na FACED: Contribuições da atividade Linha do Tempo para a formação do licenciado em pedagogia
Autor(es): Silva, Maria Cleidiane Barbosa
Orientador: Goldberg, Luciane Germano
Palavras-chave: Professores - Formação;Arte na educação
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, M. C. B. Arte-educação na FACED: Contribuições da atividade Linha do Tempo para a formação do licenciado em pedagogia. 2013. 59 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições da atividade Linha do Tempo - metodologia empregada na disciplina de Arte-Educação na Faculdade de Educação – FACED – Universidade Federal do Ceará – UFC, para a formação do licenciando em Pedagogia. O foco do estudo foi a análise das apresentações da Linha do Tempo dos licenciandos do Curso de Pedagogia matriculados na disciplina Arte-Educação, semestre 2013.2, na qual tivemos contato com as trajetórias dos estudantes em relação à arte, ouvindo questionamentos acerca de suas vivências, inserção da arte na educação e formação docente, expressos através de narrativas (auto)biográficas. Neste trabalho adotamos o método do Estudo de Caso, tendo em vista a especificidade do objeto de pesquisa. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta dos dados consistiram em: levantamento bibliográfico; análise documental; observação participante com registro em diário de campo e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi fundamentada com base no referencial teórico sobre pesquisa (auto)biográfica, no formato de narrativas de vida, apoiados nas contribuições de Delory- Momberger (2008) e Nóvoa (1992). Quanto à Arte-Educação legitimamos como suporte teórico os pressupostos de Barbosa (2009), Duarte Júnior (1991), Ferraz e Fusari (1993), Hernández (2006), Silva e Araújo (2007) e especificamente sobre a atividade Linha do Tempo, Goldberg, Olinda e Bezerra (2012). A pesquisa se faz relevante porque traz para discussão a formação do Pedagogo para o trabalho com arte na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando a este uma reflexão que perpassa o reconhecimento da importância e função da arte na educação. Os resultados encontrados mostram que: (i) a atividade Linha do Tempo possibilita um diagnóstico do ensino de arte à medida que encontramos nas narrativas dos estudantes elementos caracterizadores desse ensino, sob a perspectiva da escola, família e instituições religiosas; (ii) identificamos que a Linha do Tempo tem um maior impacto na formação dos estudantes que já estão exercendo a docência; (iii) a metodologia da atividade possibilita ao estudante se reconhecer dentro do histórico do ensino de Arte e projetar ações pedagógicas de reconhecimento da arte enquanto conhecimento; (iv) a Linha do Tempo desmistifica conceitos atribuídos à arte e sensibiliza o estudante em repensar que tipo de profissional ele quer ser.
Abstract: This research aims mainly to identify and analyze the contributions of the timeline activity - methodology used in the discipline of art education in the College of Education - FACED - Federal University of Ceará - UFC. The focus of this study is to analyze the presentation of the ndergraduates from the College of Education enrolled in the discipline of art education in 2013.2. To accomplish this research, we had contact with the students during the whole semester. By autobiographical narratives they expressed their experiences with art, the insertion of this subject in their education, teaching and lives. Because of the specificity of the search object, we adopt the case study method. The technique used for data collection consisted of: bibliographical survey, document analysis, participant observation registered in a field note and a semi structured interview. The research was based on the theoretical framework about autobiographical research, in format of life narratives, drawing on contributions from Delory - Momberger (2008) and Nóvoa (1992). The theoretical support assumptions was based on Barbosa (2009 ), Duarte Júnior (1991), Ferraz and Fusari (1993), Hernández (2006) and Silva & Araújo (2007) and specifically about the timeline activity, Goldberg, Olinda and Bezerra (2012). This research is important because it discuss the formation of the Educator taking into consideration the art education in kindergarten and early elementary education, providing opportunities to this a reflection that pervades the recognition of the importance and role of art in education. The results show that: ( i ) the timeline activity allows a diagnosis of the art teaching as found in the narratives of students characterizing elements of this teaching from the perspective of the school, family and religious institutions, ( ii ) we identified that Timeline has a major impact on students who are already teaching, ( iii ) the methodology of the activity enables students to familiarize with Teaching art history and design pedagogica actions to value art as knowledge: ( iv ) the timeline demystifies concepts attributed to art and sensitizes the students to rethink what kind of professional they want to be.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43085
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_mcbsilva.pdf502,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.