Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42995
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Autor(es): Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Desafios - educação superior brasileira;Modelos da avaliação educacional;SINAES
Data do documento: 2005
Citação: ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Desafios, necessidades e conseqüências da atuação das comissões próprias de avaliação (CPA'S), visando a implementar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O caso da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 135-150.
Resumo: A reflexão acerca das principais dificuldades da educação superior brasileira, dentre as quais destacam-se: o debate em torno à reforma da universidade, a preocupação pelo estabelecimento de cotas para descendentes afro-brasileiros minorias, o dilema ensino público versus privado, o baixo nível de financiamento do ensino público e seu conseqüente sucateamento. as tendências e os modelos da avaliação educacional, são, todos eles, aspectos que vêm provocando discussões nos diferentes fóruns, encontros, seminários e conferências nos quais participam importantes atores educacionais (TRINDADE, 2004). Em face dessa gama de desafios, pretendemos refletir acerca dos fundamentos e da concepção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES),já que a avaliação educacional faz-se temática ordinária e corrente, em particular, no campo da educação superior (DIAS SOBRINNO&. RISTOFF, 2003). Acerca do SINAES, cabe mencionar a Jaegger Gama (2004), que destaca: (...) o SINAES é um sistema autônomo de supervisão estatal que busca integrar dimensões internas e externas, particulares e globais dos diversos objetos e objetivos da avaliação, propondo-se a ser som ativo e formativo, quantitativo e qualitativo. Sua função explicitamente regulatória tende a suprir a ausência do Estado no que diz respeito ao aprimoramento das IES, seus objetivos e funcionamento, e à reorientação do sistema de educação superior de modo a atender as necessidades de uma nação democrática e soberana. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42995
ISBN: 85-7282-172-4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_wbandriola.pdf10,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.