Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andriola, Wagner Bandeira | - |
dc.contributor.author | Esmeraldo, Antonio José | - |
dc.contributor.author | Silva, João Eudes Moreira da | - |
dc.contributor.author | Silva, Manoel Sampaio da | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T14:49:36Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T14:49:36Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ESMERALDO, Antonio José; SILVA, João Eudes Moreira da; SILVA, Manoel Sampaio da. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação emancipatória ou regulatória? In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 109-134. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7282-172-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42994 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistemas educativos | pt_BR |
dc.subject | Sociedade civil | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.title | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação emancipatória ou regulatória? | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Diante de tantos processos avaliativos, não causa nenhuma surpresa a afirmação de que, no Brasil, alcançamos uma certa maturidade avaliadora. O termo maturidade revela certo grau de progresso da nossa sociedade, pois nos damos conta de que os sistemas educativos representam uma das maiores empresas de intervenção social. Sua atividade e seus produtos afetam, direta ou indiretamente, a maioria dos membros da sociedade civil. Avaliar o seu funcionamento é algo de extremada relevância, já que uma enorme quantidade de verba pública é utilizada para tal. devendo, portanto, ser gerenciada e controlada, adequadamente, pela sociedade civil.(ANDRlOLA, 2003, p.159). Para entender-se a avaliação e a regulação do Ensino superior brasileiro, faz-se necessário um exame de toda a legislação dos anos 1990, que sofreu influência da conferência "Educação para Todos" ocorrida em 1990, em Jontien, na Tailândia. Este acontecimento tornou-se um marco para as conseqüentes mudanças dos diversos sistemas educacionais do globo, patrocinados pelo Banco Mundial e Fundo Monetário internacional (FMI). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_wbandriolaajesmeraldo.pdf | 15,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.