Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorEsmeraldo, Antonio José-
dc.contributor.authorSilva, João Eudes Moreira da-
dc.contributor.authorSilva, Manoel Sampaio da-
dc.date.accessioned2019-06-24T14:49:36Z-
dc.date.available2019-06-24T14:49:36Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationANDRIOLA, Wagner Bandeira; ESMERALDO, Antonio José; SILVA, João Eudes Moreira da; SILVA, Manoel Sampaio da. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação emancipatória ou regulatória? In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 109-134.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-172-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42994-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistemas educativospt_BR
dc.subjectSociedade civilpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação emancipatória ou regulatória?pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante de tantos processos avaliativos, não causa nenhuma surpresa a afirmação de que, no Brasil, alcançamos uma certa maturidade avaliadora. O termo maturidade revela certo grau de progresso da nossa sociedade, pois nos damos conta de que os sistemas educativos representam uma das maiores empresas de intervenção social. Sua atividade e seus produtos afetam, direta ou indiretamente, a maioria dos membros da sociedade civil. Avaliar o seu funcionamento é algo de extremada relevância, já que uma enorme quantidade de verba pública é utilizada para tal. devendo, portanto, ser gerenciada e controlada, adequadamente, pela sociedade civil.(ANDRlOLA, 2003, p.159). Para entender-se a avaliação e a regulação do Ensino superior brasileiro, faz-se necessário um exame de toda a legislação dos anos 1990, que sofreu influência da conferência "Educação para Todos" ocorrida em 1990, em Jontien, na Tailândia. Este acontecimento tornou-se um marco para as conseqüentes mudanças dos diversos sistemas educacionais do globo, patrocinados pelo Banco Mundial e Fundo Monetário internacional (FMI). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_wbandriolaajesmeraldo.pdf15,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.