Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42946
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Formação permanente relacional numa leitura de Paulo Freire
Autor(es): Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Mudança;Paulo Freire;Ação-reflexão
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SILVA, Maria Eleni Henrique da. Formação permanente relacional numa leitura de Paulo Freire. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 126-157.
Resumo: Pensar em processos de mudança implica esperança, crença de que a mudança é um processo difícil, mas possível. Implica risco e recusa a qualquer posição sectária. Implica, em primeiro lugar, a denúncia diante do que se pretende anunciar de novo e ação-reflexão diante do imobilismo no qual nos vemos muitas vezes. Afinal, para mudar algo é preciso considerar a mudança necessária e, então, acreditar na mudança, para daí agir-refletir-caminhar nesta direção. Talvez este início nos pareça um tanto quanto utópico. Ou pareça também muito romântico diante de nosso contexto atual marcado pelo fatalismo. Mas queremos correr o risco de parecermos romântica, esperançosa e utópica. Apresentar a esperança diante da desesperança; a libertação diante da opressão; o anúncio diante da denúncia; o diálogo com Freire para conhecer, criar, fazer, agir, partilhar, trabalhar, ensinar, aprender, re-aprender, arriscar-se ao novo e viver o diferente ao problematizarmos a formação permanente. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42946
ISBN: 978 85 7282 454 5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_mehsilva.pdf16,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.