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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Samara Mendes-
dc.date.accessioned2019-06-21T11:43:56Z-
dc.date.available2019-06-21T11:43:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationARAÚJO, Samara Mendes. Saberes da cozinha sertaneja: tradições familiares na preservação e ressignificação da culinária piauiense na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42936-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVida sertanejapt_BR
dc.subjectSertanidadept_BR
dc.subjectTransformações sociais e culturaispt_BR
dc.titleSaberes da cozinha sertaneja: tradições familiares na preservação e ressignificação da culinária piauiense na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbr“Como se aprende a cozinhar no sertão? Ora, minha filha, vendo, assuntando as mais velha cozinhando...”. Em tempos de conhecimento sistematizado, quando os cursos superiores de nutrição, gastronomia, hotelaria, dentre outros, despontam como espaços de formação para carreiras promissoras no mercado mundial, receber a resposta simples e em tom espanto de uma sertaneja tal como esta acima nos leva a refletir sobre o quanto comida é cultura, conforme explicitara Montanari (2008). Fazendo-nos perceber que a temática da alimentação comporta diversas formas de sociabilidades e permite embasar reflexões sobre as transformações sociais e culturais localizadas num dado espaço demarcado temporalmente, por isto a História a partir da análise desta perspectiva pode oferecer suportes para compreensão analítico-descritiva dos fenômenos sócio-históricos, com suas transformações e permanências. Perceber que o alimento se constitui como uma categoria histórica e que a formação do gosto alimentar, dos hábitos e práticas alimentares são resultantes das dinâmicas e do processo sócio-histórico constituído e definido culturalmente por determinado grupamento humano foi possível após a consolidação da História Cultural no último século. Fato que propiciou às Ciências Humanas e Sociais descortinar nesta perspectiva que as cozinhas tanto preservam quanto ressignificam saberes e tradições culturais. [...]pt_BR
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