Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
Autor(es): | Brugge, Úrsula Lima Silva, Favianni da Vasconcelos, José Gerardo |
Palavras-chave: | Educação;Disciplinar |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | BRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80. |
Resumo: | Para compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886 |
ISBN: | 978-85-8126-095-2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_ulbruggefsilva.pdf | 9,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.