Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42885
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O corpo dos condenadados e as prisões políticas do Brasil pós-1969
Autor(es): Vasconcelos, José Gerardo
Araújo, Marta Maria de
Fialho, Lia Machado Fiuza
Palavras-chave: Prisão;Brasil;Manifestações
Data do documento: 2015
Citação: Vasconcelos, José Gerardo; Araújo, Marta Maria de; Fialho, Lia Machado Fiuza. O corpo dos condenadados e as prisões políticas do Brasil pós-1969. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e osconstrutos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 49-62.
Resumo: A prisão é, segundo Foucault (1993, p. 73), o lugar onde o poder não se esconde, no qual é transparente e se manifesta em toda sua intensidade, sendo visível em seu espaçamento e em sua temporalidade: "É o único lugar onde o poder pode se manifestar em estado puro em suas dimensões mais excessivas e se justificar como poder moral". Foi também o lugar privilegiado, no período autoritário, para produzir rituais de suplício e sofrimento. A verdade, então, deve ser pensada não como aquilo que é, mas como aquilo que se dá, como acontecimento. É o que afirma Foucault (1993, p. 115), acrescentando ainda que "Ela não é encontrada, mas sim suscitada: produção em vez de apofântica. Ela não se dá por mediação de instrumento, mas é provocada por rituais".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42885
ISBN: 978-85-8126-095-2
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_jgvasconcelosmmaraujo.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.