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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNobrega, Fernanda Carlos-
dc.contributor.authorLacerda, Athila Wesley Lima-
dc.contributor.authorPinheiro, Glacyana da Silva-
dc.contributor.authorRomero, Nirla da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:38:29Z-
dc.date.available2019-06-18T18:38:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNOBREGA, Fernanda Carlos et al. Análise de propostas apresentadas por estudantes do segundo semestre do curso de farmácia para enfrentar dificuldades disciplinares. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42862-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAnálise de propostas apresentadas por estudantes do segundo semestre do curso de farmácia para enfrentar dificuldades disciplinarespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão é um problema frequente, que atinge Universidades públicas e privadas do Brasil. Muitos fatores estão envolvidos nesse processo, como falta de perspectiva profissional, dificuldades financeiras, reprovações e incapacidade de acompanhamento do curso. Diante disso, se faz necessário medidas que minimizem a evasão, principalmente no primeiro ano dos cursos de graduação. OBJETIVO: Analisar as propostas sugeridas por acadêmicos do segundo semestre do curso de Farmácia da UFC para enfrentar problemas disciplinares, visando reduzir as taxas de reprovação para diminuir a evasão. METODOLOGIA: Para esse estudo foi utilizado um questionário na plataforma Google Docs, onde participaram 21 alunos do segundo semestre do curso de farmácia. O questionário foi aplicado online, com o propósito de analisar a situação desses alunos, suas dificuldades e propostas de melhorias. RESULTADOS: Os dados obtidos, sobre como a coordenação do curso poderia auxiliar os alunos, foram os seguintes: majoritariamente a reestruturação da grade curricular, trabalhar com os professores para melhorar a didática de ensino, mais atividades de monitoria, além de aulas extras com a resolução de exercícios. Sobre a forma que os alunos costumam tirar as suas dúvidas sobre as matérias, 95,2% deles procuram colegas, 90,5% buscam nos livros ou internet, 38,1% procuram o professor e 28,6% procuram os monitores. CONCLUSÃO: Concluiu-se que o aluno se sente muito sobrecarregado devido a alta carga horária do curso, e sugere como solução a mudança da grade curricular, além da mudança da didática de professores e mais atividades de monitoria. É notável que o aluno se sente isolado dos professores e monitores, pois são poucos os que recorrem a eles para tirar dúvidas. Diante disso enfatiza-se a importância do trabalho conjunto de professores, monitores e alunos para obter o sucesso acadêmico.pt_BR
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