Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42814
Tipo: Artigo de Evento
Título : Organizando a vida em papéis: a Coleção Studart
Autor : Batista, Paula Virgínia Pinheiro
Palabras clave : Coleções pessoais;Biografias
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Expressão Gráfica; Wave Media
Citación : BATISTA, Paula Virgínia Pinheiro. Organizando a vida em papéis: a Coleção Studart. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumen en portugués brasileño: O Ceará era a terra do berço de Guilherme Studart. Um homem que teve uma vida longeva (1856-1938) e deu a volta ao mundo procurando “velhos papéis” que trouxessem qualquer tipo de registro sobre sua terra natal. Reunir documentos sobre a história do Ceará foi o objetivo perseguido durante toda a sua vida e esse foi seu legado. Guilherme Studart era um homem formado pelo pensamento oitocentista que propagou a crença no progresso e no desenvolvimento das civilizações. Estudou o catecismo da religião cristã, primeiras letras, gramática nacional, francês, latim, inglês, história, geografia, aritmética, álgebra, geometria (matemática), filosofia, retórica, música, dança e ginástica no Atheneu Cearense, situado na praça Pedro II ao lado da câmara municipal em Fortaleza, entre os anos de 1862 e 1868. Formado em medicina pela Faculdade da Bahia e eleito Barão pela Igreja Católica, Studart fez-se um “homem de letras”, ou ainda, um “homem de letras históricas”. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42814
ISBN : 978 85 4200 096 2
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_eve_pvpbatista.pdf247,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.