Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42765
Tipo: | Resumo |
Título: | Monitoria acadêmica: relato de experiência na disciplina de tecnologias da informação II |
Autor(es): | Vasconcelos, Camila Silva Souza, Osvaldo de |
Palavras-chave: | Ensino;Tecnologias da informação;Monitoria acadêmica |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | VASCONCELOS, Camila Silva; SOUZA, Osvaldo de. Monitoria acadêmica: relato de experiência na disciplina de tecnologias da informação II. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A disciplina de Tecnologias da Informação II faz parte do projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia da UFC, criada para capacitar os estudantes de Biblioteconomia a compreenderem as demandas por novas tecnologias de disseminação de dados e informações. Inicia os estudos sobre o funcionamento de sistemas de informação, desenvolvendo um pensamento crítico acerca da criação e desenvolvimento de softwares para sistemas de gestão da informação. O conteúdo da disciplina abrange os aspectos funcionais de vocabulários controlados descritivos em ambientes distribuídos, Dublin Core, RDF, XML, esboça também um panorama sobre aplicações desktop e web para importações e exportações de dados e oferece ao aluno uma introdução geral à modelagem de dados por meio de diagramas UML, com ênfase na arquitetura dos sistemas de informação. Mas notou-se que alguns alunos apresentam dificuldades para absorver o conteúdo por conta de diversos fatores. Visando identificar tais fatores e prover estratégias para mitigar essas dificuldades, a pesquisa pretende, além de identificar, obter feedback para avaliar a metodologia de ensino e elaborar novos conteúdos para uso em sala. Para tal foi elaborado um questionário misto, disponível para respostas através do aplicativo Google Forms, composto por cinco perguntas abertas e duas perguntas de múltipla escolha. Os alunos foram chamados a participar da pesquisa através de e-mail e redes sociais durante o período de 25 de julho de 2016 a 19 de agosto de 2016 e o formulário obteve 20 respostas. Analisando as questões constatou-se que a maioria não sabe o que esperar sobre o conteúdo ou associa ao conteúdo da disciplina Tecnologias da Informação I, mas o pouco conhecimento em informática, e a execução dos exercícios aliados ao resto da rotina acadêmica exigidos por outras disciplinas, foram os pontos mais citados como problemáticos para a aprendizagem, apesar de afirmarem ser uma disciplina importante na formação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42765 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_csvasconcelos.pdf | 50,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.