Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Camila Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Osvaldo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T15:05:39Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T15:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Camila Silva; SOUZA, Osvaldo de. Monitoria acadêmica: relato de experiência na disciplina de tecnologias da informação II. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42765 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.title | Monitoria acadêmica: relato de experiência na disciplina de tecnologias da informação II | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A disciplina de Tecnologias da Informação II faz parte do projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia da UFC, criada para capacitar os estudantes de Biblioteconomia a compreenderem as demandas por novas tecnologias de disseminação de dados e informações. Inicia os estudos sobre o funcionamento de sistemas de informação, desenvolvendo um pensamento crítico acerca da criação e desenvolvimento de softwares para sistemas de gestão da informação. O conteúdo da disciplina abrange os aspectos funcionais de vocabulários controlados descritivos em ambientes distribuídos, Dublin Core, RDF, XML, esboça também um panorama sobre aplicações desktop e web para importações e exportações de dados e oferece ao aluno uma introdução geral à modelagem de dados por meio de diagramas UML, com ênfase na arquitetura dos sistemas de informação. Mas notou-se que alguns alunos apresentam dificuldades para absorver o conteúdo por conta de diversos fatores. Visando identificar tais fatores e prover estratégias para mitigar essas dificuldades, a pesquisa pretende, além de identificar, obter feedback para avaliar a metodologia de ensino e elaborar novos conteúdos para uso em sala. Para tal foi elaborado um questionário misto, disponível para respostas através do aplicativo Google Forms, composto por cinco perguntas abertas e duas perguntas de múltipla escolha. Os alunos foram chamados a participar da pesquisa através de e-mail e redes sociais durante o período de 25 de julho de 2016 a 19 de agosto de 2016 e o formulário obteve 20 respostas. Analisando as questões constatou-se que a maioria não sabe o que esperar sobre o conteúdo ou associa ao conteúdo da disciplina Tecnologias da Informação I, mas o pouco conhecimento em informática, e a execução dos exercícios aliados ao resto da rotina acadêmica exigidos por outras disciplinas, foram os pontos mais citados como problemáticos para a aprendizagem, apesar de afirmarem ser uma disciplina importante na formação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_csvasconcelos.pdf | 50,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.