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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42689
Type: | Resumo |
Title: | A contribuição do movimento estudantil na formação docente: uma análise dos participantes da gestão do Centro Acadêmico Paulo Freire 2015/2016. |
Authors: | Carvalho, Maspoli Igor Fontenele de Pereira Junior, Leandro da Silva Barreto, Sonia Pereira |
Keywords: | Formação docente;Movimento estudantil;Centro acadêmico |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | CARVALHO, Maspoli Igor Fontenele de; PEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva; BARRETO, Sonia Pereira. A contribuição do movimento estudantil na formação docente: uma análise dos participantes da gestão do Centro Acadêmico Paulo Freire 2015/2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF) é uma entidade representativa dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e sua atual gestão se denomina “A Voz Resiste, a Educação Persiste”, sendo composta por doze membros. As atividades desse grupo vêm se orientando segundo três aspectos: cultural, científico e político. Durante o período 2015/2016, o grupo promoveu ações com e para os estudantes, como: IX Semana de Pedagogia, Cines Debate, Assembleias Estudantis, atividades em conjunto com escolas públicas, I Semana de Arte, Cultura e Educação, entre outras. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições oriundas da atuação de estudantes/membros do CAPF na construção de sua formação docente. Objetivamos também considerar o papel do movimento estudantil na formação de um cidadão crítico, haja vista sua história de lutas. A metodologia de pesquisa utilizou da observação, aplicação de questionários e análise documental. Mediante observações e leitura das atas das reuniões internas da gestão identificamos situações que contribuem para a formação docente dos membros; uma delas está relacionada à forma como as decisões são tomadas nesses espaços, CAPF e movimento estudantil. Decide-se em processos dialógicos e neles pudemos notar as intencionalidades e os valores sociais que guiam o grupo, quais sejam: a preocupação com a coletividade; práticas democráticas, horizontais; e a valorização de ações reflexivo-críticas. Acerca deste último aspecto, constatamos o quanto as atividades promovidas pelo CAPF contribuíram para o crescimento pessoal e profissional dos seus membros, pois através de tais ações eles puderam refletir sobre temas que permeiam a educação, levando-as para suas próprias formações docentes. Concluímos que a atuação dos participantes no CAPF contribuiu de forma positiva para a formação docente deles, elevando o capital cultural do grupo, estimulando a autonomia individual e coletiva com ações que os ajudaram a ser melhores cidadãos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42689 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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