Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679
Tipo: | Resumo |
Título: | Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
Autor(es): | Sousa, Luane Macedo de Oliveira, Revila Bianca Nunes Guerreiro, Fernanda Maria Calado Lima, Iane Rebeca Diniz Branco, Lais Tajra de Castello Gondim, Delane Viana |
Palavras-chave: | Anatomia;Body painting;Ensino |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
Resumo: | O método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmsousa.pdf | 49,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.