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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42596
Tipo: | Dissertação |
Título : | Proposta de método para determinar a frota de material rodante de uma ferrovia de via singela na fase de projeto com o auxílio da simulação dinâmica |
Autor : | Amicis, Marco de |
Tutor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Palabras clave : | Transportes;Métodos de simulação;Ferrovias - Projetos |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | AMICIS, M. de. Proposta de método para determinar a frota de material rodante de uma ferrovia de via singela na fase de projeto com o auxílio da simulação dinâmica. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo do presente trabalho é criar um método capaz de englobar as principais variáveis do sistema ferroviário, em específico de uma via singela na fase de projeto, e determinar a frota de locomotivas e vagões necessários para sua operação futura. Em situações que envolvam o projeto ferroviário, ou seja, nas quais a ferrovia ainda não existe, ou não se encontra em operação, os trens-tipo precisam ser estudados e dimensionados, e os efeitos aleatórios devem ser modelados, já que o comportamento de cada ferrovia é muito singular, porém o desafio está no fato de que os dados sobre a dinâmica operacional não existem e não é possível usar informações de outras ferrovias, dado que cada ferrovia tem esta singularidade em termos de operação. Neste contexto, a questão principal desta pesquisa consiste em como determinar a frota de vagões e locomotivas necessárias para uma ferrovia de via singela, em fase de projeto, de forma a atender as demandas futuras de carga, dada as características geométricas da via, as operações de carga e descarga nos terminais e o plano operacional da ferrovia. A maior parte dos trabalhos desenvolvidos focam na otimização da frota de vagões, tanto em casos onde a frota já existe quanto em casos que a frota deve ser determinada. Porém, os sistemas são simplificados e os modelos focam apenas na movimentação de vagões. Os trabalhos não se preocupam com a formação de um trem tipo, ou na determinação do material rodante em si, quantitativo de locomotivas ou mesmo a interação dos trens na via, gerando cruzamentos e perdas de tempo, ainda mais em uma situação na qual a ferrovia não opera. Neste sentido a pesquisa propôs um método de 5 etapas, considerando o dimensionamento dos trens tipo, e o aplicou ao estudo de caso da Transnordestina. O método é capaz de dimensionar a frota de vagões e locomotivas, por tipo de vagão, considerando os principais eventos que afetam a operação ferroviária, além de verificar se a frota determinada opera dentro dos limites de capacidade do sistema. |
Abstract: | The objective of the present work is to create a method capable to integrate the main variables of the railway system, specifically with single track in the design phase, and sizing the fleet of locomotives and wagons required for its future operation. In situations involving the railway project, ie where the railroad does not yet exist or is not in operation, trains type need to be studied and dimensioned, and the random effects must be modeled, since the behavior of each railroad is very unique. However, the challenge lies in the fact that the data on the operational dynamics do not exist and it is not possible to use information from other railways, since each railroad has its singularity in terms of operation. In this context, the main question of this research is how to size the fleet of wagons and locomotives necessary for a single track railway, in the design phase, in order to meet its future load demands, given the track’s geometric characteristics, the loading and unloading operations at the terminals and the operational plan of the railway. Most of the work developed focuses on the optimization of the wagon fleet, both in cases where the fleet already exists and in cases where the fleet must be determined. However, the systems are simplified and the models focus only on the movement of wagons. The work does not worry about the formation of a train type, or the determination of the rolling stock itself, quantitative locomotives or even the interaction of the trains on the network, generating crossings and delays, especially in a situation in which the railroad is not operational. In this context, the research proposed a 5 step method, considering the sizing of the trains type, and applied it to the Transnordestina’s case. The method is able to size the wagon and locomotive fleet, by type of wagon, considering the main events that affect the railway operation, and is able to verify if the determined fleet operates within the limits of the system’s capacity. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42596 |
Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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