Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42565
Tipo: Resumo
Título: Revisando ciências humanas e suas tecnologias e redação para o ENEM
Autor(es): Lucena, Isabella Antonia Rodrigues
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: PRECE;Cooperação;ENEM
Data do documento: 2016
Citação: LUCENA, Isabella Antonia Rodrigues; ANDRADE NETO, Manoel. Revisando ciências humanas e suas tecnologias e redação para o ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Nas formações da bolsa PRECE, tive meu primeiro contato com a aprendizagem em cooperativa. Durante as formações que tive durante o período do primeiro semestre do ano letivo, pude aprender todos os pilares da aprendizagem em cooperativa, vivenciar células de aprendizagem como participante e como facilitadora. Houve um excelente acompanhamento dos coordenadores que, com êxito, repassaram todos os valores do PRECE e nos deram suporte e autonomia para colocarmos em prática nossos projetos individuais dentro dos colégios públicos do Ceará. Meu principal objetivo é trabalhar com alunos terceiranistas de colégios públicos que tiverem interesse em prestar o ENEM e posteriormente entrar em um ensino superior. São trabalhados nas células cooperativas assuntos referentes ao ensino médio que possuem maior taxa de incidência no ENEM na área do conhecimento de ciências humanas e suas tecnologias e também é tratado o estudo de estruturas dissertativo-argumentativas para a redação. Houve visitas aos colégios Juarez Távora, Adauto Bezerra e Jenny Gomes. Obtive o êxito de formar 2 células cooperativas em dois desses três colégios (Adauto Bezerra e Jenny Gomes). Minhas células funcionam nos dias de quarta-feira e sábado. Em uma célula possuo 5 alunos do 3º ano do Ensino médio e em outra administro células com o total de 22 alunos inscritos. Nas células trabalhamos temas referentes às áreas de história e sociologia, até o momento. Executei a oficina de história de vida pra criar um clima emocional amistoso entre os participantes da célula. Portanto, concluo que obtive êxito no primeiro contato com os colégios e na formação de células com alunos que funciona no horário oposto ao de aula. Agora meu objetivo é ajudarem os alunos durante esse percurso até a prova do ENEM , criando um clima emocional amigável e utilizando todas as técnicas e valores da aprendizagem em cooperativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42565
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_iarlucena.pdf49,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.