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Tipo: Resumo
Título: A ocupação de escolas públicas do ceará em 2016 e o uso de aspectos da aprendizagem cooperativa – um estudo de observação
Autor(es): Queiroz, Felipe Fladson Ribeiro
Porto, Maria Sara Brito
Cavalcante, José Gabriel Coutinho
Vieira, Hermany Rosa
Palavras-chave: Ocupação estudantil;Aprendizagem cooperativa;Observação
Data do documento: 2016
Citação: QUEIROZ, Felipe Fladson Ribeiro et al. A ocupação de escolas públicas do ceará em 2016 e o uso de aspectos da aprendizagem cooperativa – um estudo de observação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Este artigo se propõe a comparar o processo de ocupação efetuado pelo movimento estudantil do ensino médio em Fortaleza no primeiro semestre de 2016 em escolas públicas estaduais e as propostas da metodologia da aprendizagem cooperativa. As propostas básicas do movimento estudantil incluíam: aumento na verba para a merenda, maiores investimentos em projetos pedagógicos e culturais, inclusão de questões de gênero na grade curricular, entre outras. O objetivo é avaliar se em tais experiências estudantis poderiam ser aplicadas os pilares propostos pelos irmãos David e Roger Johnson em suas relações interpessoais, reinvindicações, construção de consenso e resolução de conflitos. O trabalho busca ainda entender como tais questões de conflito, divisão de atividades e tarefas eram resolvidas no dia a dia e quais os acordos coletivos eram acertados entre os ocupantes. A escola ocupada é um espaço não apenas de reivindicação e resistência, mas também de criação de laços com a comunidade escolar e de interação entre os estudantes, onde a Interdependência positiva, a responsabilidade individual e a construção de uma meta coletiva se tornam centrais para a manutenção da harmonia e do respeito mútuo. Como resultado se pretende avaliar se há compatibilidade entre as propostas e ações dos estudantes e a metodologia da aprendizagem cooperativa, e se sim, em que níveis elas aconteceram ou poderiam acontecer. Serão usados questionários com espaços para comentários sobre o uso das propostas da aprendizagem cooperativa e as experiências de convívio e solução de problemas. Espera-se, como resultado, ter subsídios para avaliar se há compatibilidade entre as ações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42548
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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