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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Queiroz, Felipe Fladson Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Porto, Maria Sara Brito | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, José Gabriel Coutinho | - |
dc.contributor.author | Vieira, Hermany Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:15:00Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:15:00Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Felipe Fladson Ribeiro et al. A ocupação de escolas públicas do ceará em 2016 e o uso de aspectos da aprendizagem cooperativa – um estudo de observação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42548 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ocupação estudantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Observação | pt_BR |
dc.title | A ocupação de escolas públicas do ceará em 2016 e o uso de aspectos da aprendizagem cooperativa – um estudo de observação | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo se propõe a comparar o processo de ocupação efetuado pelo movimento estudantil do ensino médio em Fortaleza no primeiro semestre de 2016 em escolas públicas estaduais e as propostas da metodologia da aprendizagem cooperativa. As propostas básicas do movimento estudantil incluíam: aumento na verba para a merenda, maiores investimentos em projetos pedagógicos e culturais, inclusão de questões de gênero na grade curricular, entre outras. O objetivo é avaliar se em tais experiências estudantis poderiam ser aplicadas os pilares propostos pelos irmãos David e Roger Johnson em suas relações interpessoais, reinvindicações, construção de consenso e resolução de conflitos. O trabalho busca ainda entender como tais questões de conflito, divisão de atividades e tarefas eram resolvidas no dia a dia e quais os acordos coletivos eram acertados entre os ocupantes. A escola ocupada é um espaço não apenas de reivindicação e resistência, mas também de criação de laços com a comunidade escolar e de interação entre os estudantes, onde a Interdependência positiva, a responsabilidade individual e a construção de uma meta coletiva se tornam centrais para a manutenção da harmonia e do respeito mútuo. Como resultado se pretende avaliar se há compatibilidade entre as propostas e ações dos estudantes e a metodologia da aprendizagem cooperativa, e se sim, em que níveis elas aconteceram ou poderiam acontecer. Serão usados questionários com espaços para comentários sobre o uso das propostas da aprendizagem cooperativa e as experiências de convívio e solução de problemas. Espera-se, como resultado, ter subsídios para avaliar se há compatibilidade entre as ações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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