Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Felipe Fladson Ribeiro-
dc.contributor.authorPorto, Maria Sara Brito-
dc.contributor.authorCavalcante, José Gabriel Coutinho-
dc.contributor.authorVieira, Hermany Rosa-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:15:00Z-
dc.date.available2019-06-07T17:15:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Felipe Fladson Ribeiro et al. A ocupação de escolas públicas do ceará em 2016 e o uso de aspectos da aprendizagem cooperativa – um estudo de observação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42548-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOcupação estudantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.titleA ocupação de escolas públicas do ceará em 2016 e o uso de aspectos da aprendizagem cooperativa – um estudo de observaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo se propõe a comparar o processo de ocupação efetuado pelo movimento estudantil do ensino médio em Fortaleza no primeiro semestre de 2016 em escolas públicas estaduais e as propostas da metodologia da aprendizagem cooperativa. As propostas básicas do movimento estudantil incluíam: aumento na verba para a merenda, maiores investimentos em projetos pedagógicos e culturais, inclusão de questões de gênero na grade curricular, entre outras. O objetivo é avaliar se em tais experiências estudantis poderiam ser aplicadas os pilares propostos pelos irmãos David e Roger Johnson em suas relações interpessoais, reinvindicações, construção de consenso e resolução de conflitos. O trabalho busca ainda entender como tais questões de conflito, divisão de atividades e tarefas eram resolvidas no dia a dia e quais os acordos coletivos eram acertados entre os ocupantes. A escola ocupada é um espaço não apenas de reivindicação e resistência, mas também de criação de laços com a comunidade escolar e de interação entre os estudantes, onde a Interdependência positiva, a responsabilidade individual e a construção de uma meta coletiva se tornam centrais para a manutenção da harmonia e do respeito mútuo. Como resultado se pretende avaliar se há compatibilidade entre as propostas e ações dos estudantes e a metodologia da aprendizagem cooperativa, e se sim, em que níveis elas aconteceram ou poderiam acontecer. Serão usados questionários com espaços para comentários sobre o uso das propostas da aprendizagem cooperativa e as experiências de convívio e solução de problemas. Espera-se, como resultado, ter subsídios para avaliar se há compatibilidade entre as ações.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ffrqueiroz.pdf50,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.