Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4254
Title in Portuguese: Alguns aspectos do desenvolvimento maturativo das gônadas da cavala, scomberomorus Cavalla (Cuvier, 1829)
Author: Alves, Maria Ivone Mota
Tome, Geraldo de Sousa
Keywords: Cavala (Peixe)
Peixe - Morfologia
Issue Date: 1967
Publisher: Arquivos de Ciências do Mar
Citation: ALVES, M. I.M.; TOME, G. de S.(1967)
Abstract in Portuguese: A maturação sexual e a desova figuram entre os mais importantes aspectos da biologia, que devem ser conhecidos para a interpretação da distribuição, abundância e disponibilidade das espécies marinhas (Higham & Nicholson, 1964). Não nos consta existir na literatura científica qualquer referência à maturação sexual da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier, 1829). No presente trabalho estudamos as gônadas da cavala que habita as águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil), dando ênfase à estrutura histológica, com o fim de determinar os diversos estádios do desenvolvimento maturativo. O material em que se fundamenta este estudo consta de 110 indivíduos, sendo 32 machos e 78 fêmeas, capturados em frente à praia do Iguape (Aquiraz, Ceará). O comprimento zoológico (fork length) de cada indivíduo foi registrado, procedendo-se em seguida a retirada das gônadas. Estas, depois de feitas as primeiras observações macroscópicas (forma, superfície, consistência e coloração), foram colocadas na solução fixadora (formol à 10%). Posteriormente, foram tomados fragmentos da parte mediana de cada gônada esquerda, para as diversas preparações histológicas. As peças foram desidratadas, diafanizadas pelo xilol, incluídas em parafina e seccionadas à 7 micra. Nas colorações, usamos o método da Hematoxilina de Delafield e Eosina à l% . As células das gônadas femininas foram contadas com uma ocular de 16X e objetiva 8/0,20. Nas medições, usamos uma ocular micrométrica de 7X e objetivas 20/0,40 ou 40/0,65. Para cada lâmina, foram feitas 5 contagens ao acaso e, para as medições foram escolhidas 100 células de cada tipo da linha germinativa, nas diversas preparações.
Description: ALVES, Maria Ivone Mota.; TOME, Geraldo de Sousa. Alguns aspectos do desenvolvimento maturativo das gônadas da cavala, scomberomorus Cavalla (Cuvier, 1829). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 07, n.1, p. 1-9, jun. 1967.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4254
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1967_art_mimalvess.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.