Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42503
Tipo: | Dissertação |
Título: | O começo da vida: contribuições da linguagem fílmica para gestantes em relação à primeira infância |
Autor(es): | Mendes, Paula Rivele Gomes Sousa |
Orientador: | Machado, Márcia Maria Tavares |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Infantil;Filmes Cinematográficos;Criança |
Data do documento: | 30-Ago-2018 |
Citação: | MENDES, P. R. G. S. O começo da vida: contribuições da linguagem fílmica para gestantes em relação à primeira infância. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A linguagem fílmica funciona como movimento para iniciar discussões, ensejando conhecimentos e revelando práticas e significados sociais. É uma prática interdisciplinar que dialoga com vários conteúdos e compreende mecanismos e interfaces por meio de várias linguagens. Considerando que o desenvolvimento da criança se dá pela interação e formação de vínculo e afeto desde a sua concepção, pode-se apontar que o começo da vida é uma prioridade da sociedade civil e exige políticas públicas capazes de promover um desenvolvimento sem adversidade. O documentário O começo da vida traz toda essa discussão que gravita a órbita de como devemos cuidar da Primeira Infância. Assim, se objetivou analisar quais as contribuições do documentário O começo da vida para gestantes em relação à Primeira Infância. Constituiu um estudo de abordagem qualitativa, realizado de abril a julho de 2018, na cidade de Alcântaras-CE. Participaram 13 gestantes, nove pertencentes ao grupo “Gerando uma nova vida”, do CRAS, e quatro pertencentes ao grupo de gestantes da UBS Doutor Shigueo Nakamura. Para coleta de informações, empregou-se a técnica projetiva, em que o documentário O começo da vida foi exibido na sua versão dublada para o português. Foram realizadas três sessões, duas das quais aconteceram no CRAS e uma na referida UBS. Após cada exibição, foi realizada uma roda de conversa e elaborou-se um cronograma de visitas domiciliares para a realização da entrevista individual, utilizando roteiro semiestruturado. Apenas duas gestantes optaram por fazer a entrevista na própria UBS. As informações foram gravadas, transcritas, categorizadas. O material empírico foi submetido à Análise do Discurso. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC, sendo respeitados todos os princípios éticos de acordo com a Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Os resultados revelaram que o documentário O começo da vida trouxe contribuições relacionadas ao cuidado na Primeira Infância para as gestantes, possibilitando-lhes perceberem coisas novas e motivando-as a tomarem iniciativas positivas no cuidado com seus filhos e com o filho que irá nascer. Propiciou, ainda, uma reflexão crítica sobre a importância da participação paterna no cuidado ao filho, de deixar a criança livre para brincar, com a natureza e os objetos, e do papel da família e comunidade como rede de apoio. As gestantes fizeram um translado entre relembrar os momentos de infância e projetar os cuidados futuros com o filho. Desse modo, é válido utilizar esse documentário em grupos de gestantes, com ampliação para pais e rede de apoio familiar, visto que a imagem em movimento educa em sentimento e em informação. |
Abstract: | Filmic language works as a movement to start discussions, promoting knowledge and revealing practices and social meanings. It is an interdisciplinar practice that interacts with many contents and understands mechanisms and interfaces through several languages. As the child development happens by interaction and construction of an affective bond since its very conception, one can say that the beginning of life is a priority for civil society, demanding public policies capable of providing a development without adversities. Documentary titled o começo da vida (the beginning of life) approaches this discussion of how people should handle the early childhood stage. Thus, the goal of this work is to analyze the contribuitions of documentary o começo da vida to pregnant women about the early childhood. This work used a qualitative approach, carried out from April to July of 2018, in the town of Alcântaras-CE. 13 pregnant women participated, 9 of them belonging to the Gerando uma nova vida (generating a new life) group, part of CRAS, and 4 belonging to the pregnant women group of UBS Doutor Shigueo Nakamura. To collect data, the projective technique was applied, where the documentary o começo da vida was exhibited dubbed in portuguese. Three sessions were made, two of them in the CRAS and one in the forementioned UBS. After each showing, a dialogue circle was carried out. A schedule of home visits to apply individual interview was constructed, using a semi-structured script. Only two pregnant women chose to do the interview in the UBS. Data was recorded, transcribed and assorted. The empyrical material was processed under discourse analysis. Research was approved by Comitê de Ética em Pesquisa da UFC (UFC Research Ethics Comitee), complying with all of the ethic principles from the Resolução 466/2012 (Resolution 466/2012), of the Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Ministry of Health National Health Board). Results showed that documentary o começo da vida brought contributions to the pregnant women about care in the early childhood, making them realize new things, motivating them to take positive actions in the care of their children and the still unborn. It has also provided a critical reflection about the importance of participation of the father in the process, about letting the child play freely with nature and objects, about the role of both family and community as a support network. These pregnant women walked between remembering their own childhood and projecting future care with their children. Thus, it is relevant to use this documentary with groups of pregnant women, expanding this to fathers and the family support network, as the moving image educates using feelings and information. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42503 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_prgsmendes.pdf | 992,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.