Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496
Tipo: | TCC |
Título : | Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
Autor : | Souza, Renata Costa de |
Tutor: | Nunes, Jefferson Veras |
Palabras clave : | Leitura;Internet;Booktube |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_rcsouza.pdf | 701,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.