Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Nara Maria Forte Diogo-
dc.contributor.authorGomes, Alana Rocha-
dc.date.accessioned2019-06-06T13:06:17Z-
dc.date.available2019-06-06T13:06:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGOMES, A.R. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42487-
dc.descriptionGOMES, A.R. A Presença na ausência: um estudo sobre as representações de crianças negras em campanhas publicitárias no youtube. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis work demands to problematize how the image of the black child has been shown by the publicity on its productions, bearing in mind the great influence of these virtual communication tools nowadays, based on Developmental Psychology. It is understood that the presence or not of black people is demarcated even by the historic constructions about the racism in Brazil. This study shows and analyses some advertisements which bring children in their contents. It was selected five advertisements from child channels on You Tube, in which, at least one black child has taken part. It was used as methodology the Netnografy. According to the analyses and discussion of the results, has been clear the ausence of black children on the selected advertisements. In addition, this research is relevant because it tenses discussions about the racism and its influences in the way of children are represented at publicity tools, bearing in mind that these productions show social marks under the power relation socially instituted.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleA Presença na ausência: um estudo sobre as representações de crianças negras em campanhas publicitárias no youtube.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho procura problematizar como a publicidade tem representado a imagem da criança negra em suas produções, tendo em vista a grande influência dessas ferramentas de comunicação virtual nos dias atuais, partindo da interface da Psicologia do Desenvolvimento. Compreendendo que a presença ou ausência do negro na publicidade são demarcados pelas construções históricas acerca do racismo no Brasil. Esse analisa anúncios que trazem crianças em suas campanhas. Para tanto, foram selecionados cinco anúncios veiculados em canais infantis no youtube, onde, no mínimo uma criança estava presente. Utilizou-se como metodologia a netnografia. Mediante a análise e discussão dos resultados, evidenciou-se a ausência da criança negra nas campanhas publicitárias analisadas. A pesquisa tenciona as discussões acerca do racismo e suas influencias no modo pelo qual as crianças são representadas nas ferramentas de publicidade, tendo em vista que essas produções retratam marcas sociais imersas na relação de poder instituída socialmente.pt_BR
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_argomes.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.