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Tipo: TCC
Título: A Prática psicológica no campo de estudos da deficiência: uma discussão da literatura científica atual.
Autor(es): Paiva, Joyce Albuquerque
Orientador: Rocha, Nara Maria Forte Diogo
Palavras-chave: Atuação psicológica;Deficiência;Inclusão
Data do documento: 2017
Citação: PAIVA, J.A. A prática psicológica no campo de estudos da deficiência: uma discussão da literatura científica atual. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
Resumo: Este trabalho é uma discussão de caráter teórico, cuja proposta consiste em realizar uma análise da atuação psicológica no campo dos estudos da deficiência, com base na literatura científica atual. Para se pensar numa sociedade emancipada e isenta de pressões que marcam a vida dos sujeitos, é necessário discutir acerca de questões como a deficiência. Além das áreas de atuação, esta pesquisa buscou identificar as temáticas privilegiadas pelo olhar do psicólogo neste campo, por meio de uma revisão integrativa. As análises obtidas apontaram para duas áreas importantes: inclusão na educação e inclusão no mercado de trabalho. Este trabalho revelou a necessidade de uma atenção, exploração e envolvimento do psicólogo em relação às temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, capazes de promover, de forma crítica e criativa, a reflexão e ação da sociedade, com o intuito de instaurar políticas públicas nas instituições e nos diversos âmbitos, contribuindo assim com a inclusão plena.
Abstract: This work is a theoretical discussion, whose purpose is to perform an analysis of the psychological performance in the field of disability studies, based on current scientific literature. In order to think of an emancipated society free of pressures that mark the life of the subjects, it is necessary to discuss about issues such as disability. In addition to the areas of action, this research sought to identify the themes privileged by the psychologist's perspective in this field, through an integrative review. The analysis obtained pointed to two important areas: inclusion in education and inclusion in the labor market. This work revealed the need for attention, exploration and involvement of the psychologist in relation to the issues related to the person with disabilities, capable of critically and creatively promoting the reflection and action of society with the aim of instituting public policies in institutions And in the various spheres, thus contributing to full inclusion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42482
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