Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42481
Tipo: TCC
Título : Não conheci ideologias por querer: entendendo os animes como veículos de propaganda ideológica.
Autor : Silva Filho, Edmar Alves da
Tutor: Antunes, Deborah Christina
Palabras clave : Animes;Ideologia;Indústria cultural;Propaganda;Publicidade;Semiformação
Fecha de publicación : 2017
Citación : SILVA FILHO, E.A. Não conheci ideologias por querer: entendendo os animes como veículos de propaganda ideológica. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Com a aprovação, em Abril do ano de 2014, da resolução 163/14, no artigo 37 da lei nº 8078/1990, passou a ser considerada lei, a proibição de publicidade e propaganda dirigida ao público infantil no Brasil. Debates a respeito da restrição desses conteúdos a crianças e adolescentes acirraram-se entre profissionais de comunicação, políticos e ONGs de proteção ao consumidor no país. E dentro desse contexto crítico e social, a circulação e veiculação de produções audiovisuais direcionadas a espectadores infanto-juvenis no Brasil foi afetada de maneira indireta. Estando entre uma das principais, os animes, nome pelos quais ficaram conhecidos os desenhos animados japoneses, responsáveis por fenômenos culturais e comerciais interessantes na história da cultura pop brasileira durante os anos 1990 e 2000. Através de uma avaliação teórica da bibliografia consultada, foi constatado que ainda que muito se fale sobre influência da publicidade nos meios de comunicação, pouco se falava da influência da propaganda, embutida em produtos como os animes, e que nem sempre havia distinções claras da publicidade. Desse modo, foi estudado a respeito da história e desenvolvimento da indústria de animes ao longo dos anos e junto a isso, construídas observações aprofundadas que distinguem propaganda e publicidade. Posteriormente, almejando compreender animes como produtos da cultura difusores de propaganda e ideologia, e relacionar tais conhecimentos à Teoria Crítica; com ênfase nos conceitos de Indústria Cultural e Semiformação estabelecidos pelos autores Adorno e Horkheimer, foi feita junto aos estudos teóricos a análise imanente de cenas selecionadas de animes que tiveram passagem oficial pelo Brasil. Consideradas marcantes pelo público fã de animes, por meio das cenas foi investigado e questionado o tipo de ideologia e propaganda transmitidas dentro de seus conteúdos. Compreendendose a partir de tudo isso, a importância de um tipo de educação mais crítica, capaz de formar indivíduos menos suscetíveis à Semiformação, oriunda de discursos de propaganda e ideologia presentes na Indústria Cultural e seus respectivos produtos, representados aqui pelos animes.
Abstract: In April 2014 was approved the resolution 163/14, in the article 37 of the law nº 8078/1990. It began to be considered as a law the prohibition of publicity and advertising destined to the Child-juvenile people in Brazil. Debates about the restriction of this tenor for children and teenagers has increased among professionals of communication, politicians, NGOs for protection of the end user. Within this critical and social context, the circulation and broadcasting of audiovisual products targeted to this audience in indirect way was affected in Brazil. Belonging to the main affected, the anime as named that became known the japanese cartoons, responsible for huge and interesting cultural and commercial phenomenons through the history of Brazilian pop culture during de 90s and 00s. Over a theoretical evaluation in consulted literature, it was verified that even that much was talked about the influence of publicity in the media, a little bit is talked about the influence of adverting embedded into anime, and that not always there was a clear distinction of advertising. In this way, it was studied about the history and growth of anime industry through the years and built deep observations that differentiate publicity and advertising. After that aiming to understand anime as products of culture difusor of advertising and ideology, and relate such information to the Critical Theory; emphasizing the concepts of Cutural Industry and Semiformation established by Adorno and Horkheimer, combined to theoretical studies the immanent analysis of selected scenes from anime which were official released in Brazil. These scenes are considered remarkable by the audience of anime, through the scenes it was investigated and questioned the type of ideology and advertising transmitted built-in this kind of content. Understanding from all this, the importance of a kind of education more critical, able to form people less susceptible to Semiformation, from discuss of advertising and ideology present in Cultural Industry and his respective products, represented in this work by anime.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42481
Aparece en las colecciones: PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_easilvafilho.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.