Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42479
Type: TCC
Title: Presença de Anitta: concepções sobre empoderamento e liberdade sexual como forma de resistência feminista nas letras de Anitta.
Authors: Freire, Brenda Rodrigues
Advisor: Nascimento, Francisca Denise Silva do
Keywords: Mulher;Liberdade Sexual;Músicas;Movimento Feminista;Psicologia
Issue Date: 2017
Citation: FREIRE, B.R. (2017)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo, acerca das concepções de mulher e do comportamento feminino a partir do conteúdo das letras musicais da cantora e compositora Anitta. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal analisar as concepções de mulher apresentadas nas letras da compositora brasileira Anitta. Também objetivamos: identificar concepções de mulher e comportamento feminino apresentadas nestas mesmas letras e; analisar os modos de resistência nas letras musicais da compositora Anitta amparadas pelo Feminismo Radical. Como referencial bibliográfico, realizamos um resgate histórico da teoria feminista, uma vez que esta ajuda-nos a compreender a construção do que é ser mulher ao longo dos séculos e de como determinadas manifestações artísticas podem subverter o lugar dado à mulher em nossa cultura. Em relação à metodologia, para a constituição do corpus, ouvimos todos os álbuns da autora e selecionamos, dentre as canções, as que mais tocavam na questão da liberdade sexual. Como técnica de coleta de dados e ferramenta de análise, utilizamo-nos da Análise de conteúdo, por considerarmos que esta nos possibilitaria compreender o conteúdo abordado a partir do seu contexto sócio-histórico. Como resultados, observamos que as atitudes e falas da figura de Anitta podem ser compreendidas como subversivas e contribuir para a conscientização da mulher no que tange à opressão fundada pelo patriarcalismo, além de se configurar como uma reivindicação de um lugar construído por elas mesmas enquanto sujeitos desejantes.
Abstract: This work consists of a qualitative study, was carried out on the conceptions of woman and the feminine behavior from the content of the musical lyrics of the singer and composer Anitta. Thus, this study has as main objective to analyze the conceptions of woman presented in the lyrics of the Brazilian composer Anitta. We also aim to: identify conceptions of woman and female behavior presented in the lyrics of composer Anitta and; To perceive the historical conditions of production of the feminine and feminine understandings diffused by the analyzed songs. As a bibliographical reference, we carry out a historical rescue of the theory, since it helps us to understand the construction of what it is to be a woman through the centuries and how certain artistic manifestations can subvert the place given to women in our culture. For the selection of the songs to be analyzed, we listened to all the albums of the author and selected, among the songs, those that treated most the issue of sexual freedom. As a tool for analyzing and producing data, we use Content Analysis, more specifically Expression Analysis, because we consider that it would enable us to understand the content addressed from its socio-historical context. As results, we observed that the attitudes and speeches of the figure of Anitta can be understood as subversive and contribute to women's awareness regarding the oppression founded by patriarchalism, besides being configured as a claim of a place built by them as desiring subjects.
Description: FREIRE, B.R. Presença de Anitta: concepções sobre empoderamento e liberdade sexual como forma de resistência feminista nas letras de Anitta. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42479
Appears in Collections:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_brfreire.pdf950,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.