Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42444
Tipo: Livro
Título: Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação
Autor(es): Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Educação Superior no Brasil;Avaliação educacional;Evasão escolar;Educação Infantil;Educação Básica;Ensino Médio
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org.). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. 202 p.
Resumo: Dúvida, curiosidade, inquietação, busca, inquirição. Termos denotativos de certas características inatas ao gênero humano, que sempre as utilizou como combustível ao trilhar os longos, tortuosos e muitas vezes frustrantes caminhos condutores à obtenção do conhecimento.[...]Os textos componentes da publicação denominada Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação, abordam aspectos distintos da realidade educacional, a saber: a qualidade na Educação Infantil sofreu o olhar criterioso de uma docente da UFC, egressa do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE), atualmente Doutora em Educação; a Educação Básica sofre o olhar contundente de duas mestrandas em Educação, as quais descrevem algumas das suas dificuldades e carências, não deixando de apontar saídas; a avaliação da aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio, foi submetida ao olhar resultante de investigação científica levada a cabo por um exemplar egresso do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE), agora mestre em Educação; uma retrospectiva histórica da Educação Superior no Brasil foi temática abordada pelos olhos atentos de um par de discentes do doutorado em Educação; os desafios e as perspectivas para a Educação Superior no Brasil foram assuntos alvejados pelos olhares críticos de dois discentes do NAVE, um deles sendo ainda graduanda em Pedagogia; a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi analisada pelos atentos olhares de quatro docentes universitários, sendo três deles alunos de pós-graduação do NAVE; os desafios, as necessidades e as consequências da atuação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA's) foram objeto de reflexão do olhar analítico de um docente universitário, presidente de CPA; a necessidade e a relevância da organização de indicadores institucionais foi tema analisado por um par de olhos de um docente universitário; finalmente, o fenômeno da evasão discente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi estudado por três pares de olhos, de um docente universitário e de discentes de graduação em Pedagogia.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42444
ISBN: 85-7282-172-4
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_liv_wbandriola.pdf130,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.