Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2019-06-05T17:29:16Z-
dc.date.available2019-06-05T17:29:16Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationANDRIOLA, Wagner Bandeira (org.). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. 202 p.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-172-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42444-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectEducação Superior no Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleAvaliação: múltiplos olhares em torno da educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrDúvida, curiosidade, inquietação, busca, inquirição. Termos denotativos de certas características inatas ao gênero humano, que sempre as utilizou como combustível ao trilhar os longos, tortuosos e muitas vezes frustrantes caminhos condutores à obtenção do conhecimento.[...]Os textos componentes da publicação denominada Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação, abordam aspectos distintos da realidade educacional, a saber: a qualidade na Educação Infantil sofreu o olhar criterioso de uma docente da UFC, egressa do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE), atualmente Doutora em Educação; a Educação Básica sofre o olhar contundente de duas mestrandas em Educação, as quais descrevem algumas das suas dificuldades e carências, não deixando de apontar saídas; a avaliação da aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio, foi submetida ao olhar resultante de investigação científica levada a cabo por um exemplar egresso do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE), agora mestre em Educação; uma retrospectiva histórica da Educação Superior no Brasil foi temática abordada pelos olhos atentos de um par de discentes do doutorado em Educação; os desafios e as perspectivas para a Educação Superior no Brasil foram assuntos alvejados pelos olhares críticos de dois discentes do NAVE, um deles sendo ainda graduanda em Pedagogia; a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi analisada pelos atentos olhares de quatro docentes universitários, sendo três deles alunos de pós-graduação do NAVE; os desafios, as necessidades e as consequências da atuação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA's) foram objeto de reflexão do olhar analítico de um docente universitário, presidente de CPA; a necessidade e a relevância da organização de indicadores institucionais foi tema analisado por um par de olhos de um docente universitário; finalmente, o fenômeno da evasão discente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi estudado por três pares de olhos, de um docente universitário e de discentes de graduação em Pedagogia.[...]pt_BR
Appears in Collections:FACED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_liv_wbandriola.pdf130,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.