Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432
Type: Artigo de Evento
Title: Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância
Authors: Alves, Liduína Lopes
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Marinho, Gabrielle Silva
Keywords: Formação continuada docente;Educação à distância;Professor tutor;Tecnologias de Informação e Comunicação
Issue Date: 2014
Publisher: IMPRECE
Citation: ALVES, Liduína Lopes; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva. Reflexões a cerca da formação continuada docente na educação à distância. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1950-1955.
Abstract in Brazilian Portuguese: O mundo contemporâneo caracteriza-se por constantes e profundas transformações tecnológicas e científicas que passaram a integrar a vida cotidiana, exigindo nova formação de professores de todas as geração em todo o Brasil. Essas mudanças estão inseridas em um mundo mais amplo de transformações no cenário econômico e político-cultural da realidade atual. Nesse contexto, destacam-se a convivência com novas tecnologias de comunicação e informação, a lógica dos espaços e tempos virtuais e midiáticos, a capacidade de processar e selecionar informações, que se apresentam como um conjunto de competências requeridas para a inserção em um mundo globalizado, exigindo um novo profissional e um novo cidadão capaz de observar as linguagens e formas de como construir conhecimento, bem como produzir bens e serviços para atender às demandas da sociedade moderna.[...] Historicamente, o ensino a distância, uma ferramenta metodológica, evoluiu através de diferentes gerações, acompanhando o desenvolvimento tecnológico das telecomunicações, da informática e da internet. As tecnologias utilizadas aumentaram progressivamente em número, complexidade e potencialidade, criando novos modelos de formação à distância. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42432
ISBN: 978-85-8126-065-5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_llalvesapvotahim.pdf4,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.