Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Gabrielle Silva | - |
dc.contributor.author | Costa, Roger Freitas da | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antônio Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T13:21:28Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T13:21:28Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Gabrielle Silva; COSTA, Roger Freitas da; LIMA, Marcos Antônio Martins. Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturais. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1923-1928. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42428 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Monitoria em estudos sócio-históricos e culturais | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.title | Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Entende-se que o docente, em sua formação deve buscar compreender o fenômeno educação profundamente, ou seja, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos. Partindo deste pensamento, busca-se refletir sobre o papel da sociologia educacional, tendo como base o fenômeno educativo, fazendo parte do processo social. Para esse fim, serão explicitados os pensamentos de Auguste Comte (1798- 1857), Emile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920), e Karl Marx (1818-1885), identificando seus princípios, formas de percepção/analise da sociedade e da educação. Tomando por base as ideias defendidas por Tosi Rodrigues (2004) é preciso entender que em uma sociedade em transformação, conhecer a experiência passada não resolve todos os problemas presentes, mas a intuição pode nortear-se através da ação de educadores perspicazes. A história procura compreender o desenrolar dos acontecimentos passados em determinada sociedade, na individualidade única, contribuindo para a interpretação do seu estado atual [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_gsmarinhorfcosta.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.