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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Gabrielle Silva-
dc.contributor.authorCosta, Roger Freitas da-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antônio Martins-
dc.date.accessioned2019-06-05T13:21:28Z-
dc.date.available2019-06-05T13:21:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMARINHO, Gabrielle Silva; COSTA, Roger Freitas da; LIMA, Marcos Antônio Martins. Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturais. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1923-1928.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42428-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMonitoria em estudos sócio-históricos e culturaispt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.titleFormação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEntende-se que o docente, em sua formação deve buscar compreender o fenômeno educação profundamente, ou seja, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos. Partindo deste pensamento, busca-se refletir sobre o papel da sociologia educacional, tendo como base o fenômeno educativo, fazendo parte do processo social. Para esse fim, serão explicitados os pensamentos de Auguste Comte (1798- 1857), Emile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920), e Karl Marx (1818-1885), identificando seus princípios, formas de percepção/analise da sociedade e da educação. Tomando por base as ideias defendidas por Tosi Rodrigues (2004) é preciso entender que em uma sociedade em transformação, conhecer a experiência passada não resolve todos os problemas presentes, mas a intuição pode nortear-se através da ação de educadores perspicazes. A história procura compreender o desenrolar dos acontecimentos passados em determinada sociedade, na individualidade única, contribuindo para a interpretação do seu estado atual [...]pt_BR
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