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dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorVasconcelos, Erika Mavignier de-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:40:59Z-
dc.date.available2019-06-04T14:40:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, E. M. O lugar do marketing no processo de mercantilização do ensino: analisando anúncios de jornal de escolas cearenses. 2011. 77 f. Monografia (graduação em Comunicação Social ) - Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42399-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing - Educaçãopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.titleO lugar do marketing no processo de mercantilização do ensino: analisando anúncios de jornal de escolas cearensespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho se refere a um estudo dos anúncios de jornal publicados pelas escolas cearenses de ensino básico com foco nos resultados obtidos por elas nos vestibulares e olimpíadas do país. A análise dos referidos anúncios tem como objetivo situar o marketing e, mais especificamente, a propaganda no processo de mercantilização do ensino, fato este que tem se agudizado cada dia mais. Para melhor entender como a educação entrou para a lista dos bens vendáveis e rentáveis e onde o marketing se encontra nesse processo, realizou-se, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos estudos de marketing e educação, desde suas origens, até a forma como são definidos atualmente na sociedade. No caso da educação, nos dias de hoje, essa definição encontra-se de forma bem deturpada e distante do seu papel genuíno de formar integralmente o ser humano, afinal, no limite, está voltada apenas para a função de ajustar o aluno às exigências do mercado. Somente então, munidos desses conceitos e das questões relevantes a eles, é que foi feito um estudo empírico centrado nos anúncios publicados no jornal Diário do Nordeste, num período de seis meses, por sete escolas cearenses. Feita a análise, que tomou como parâmetros o tamanho, o leiaute e os dias de veiculação dos anúncios, foi possível perceber que a decisão pelo uso de cada elemento do anúncio (cor, texto, gráfico, logomarca, etc.) é feita de forma cuidadosa e sempre atenta às técnicas de persuasão do marketing e da propaganda. Sendo assim, fica fácil constatar que as escolas estão se utilizando, da forma mais eficiente possível, das estratégias de marketing para conquistar e reter clientes/alunos, o que nos leva a identificar essa prática como sendo fruto da atuação de uma nova modalidade de marketing: o Marketing Educacional. E este tem se mostrado um fiel aliado do processo de mercantilização da educação, apesar de não ter dado o pontapé inicial na emergência desse fenômeno.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

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