Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jimenez, Maria Susana Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Erika Mavignier de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T14:40:59Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T14:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, E. M. O lugar do marketing no processo de mercantilização do ensino: analisando anúncios de jornal de escolas cearenses. 2011. 77 f. Monografia (graduação em Comunicação Social ) - Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42399 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Marketing - Educação | pt_BR |
dc.subject | Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Escolas particulares | pt_BR |
dc.title | O lugar do marketing no processo de mercantilização do ensino: analisando anúncios de jornal de escolas cearenses | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho se refere a um estudo dos anúncios de jornal publicados pelas escolas cearenses de ensino básico com foco nos resultados obtidos por elas nos vestibulares e olimpíadas do país. A análise dos referidos anúncios tem como objetivo situar o marketing e, mais especificamente, a propaganda no processo de mercantilização do ensino, fato este que tem se agudizado cada dia mais. Para melhor entender como a educação entrou para a lista dos bens vendáveis e rentáveis e onde o marketing se encontra nesse processo, realizou-se, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos estudos de marketing e educação, desde suas origens, até a forma como são definidos atualmente na sociedade. No caso da educação, nos dias de hoje, essa definição encontra-se de forma bem deturpada e distante do seu papel genuíno de formar integralmente o ser humano, afinal, no limite, está voltada apenas para a função de ajustar o aluno às exigências do mercado. Somente então, munidos desses conceitos e das questões relevantes a eles, é que foi feito um estudo empírico centrado nos anúncios publicados no jornal Diário do Nordeste, num período de seis meses, por sete escolas cearenses. Feita a análise, que tomou como parâmetros o tamanho, o leiaute e os dias de veiculação dos anúncios, foi possível perceber que a decisão pelo uso de cada elemento do anúncio (cor, texto, gráfico, logomarca, etc.) é feita de forma cuidadosa e sempre atenta às técnicas de persuasão do marketing e da propaganda. Sendo assim, fica fácil constatar que as escolas estão se utilizando, da forma mais eficiente possível, das estratégias de marketing para conquistar e reter clientes/alunos, o que nos leva a identificar essa prática como sendo fruto da atuação de uma nova modalidade de marketing: o Marketing Educacional. E este tem se mostrado um fiel aliado do processo de mercantilização da educação, apesar de não ter dado o pontapé inicial na emergência desse fenômeno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_emvasconcelos.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.