Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42384
Type: | Resumo |
Title: | Implementação de seminários para melhor aproveitamento na disciplina de bioquímica I |
Authors: | Bessa, Claudiane Carvalho Ribeiro, Gabriella Bruno Carvalho, Cristina Paiva da Silveira Freitas, Cleverson Diniz Teixeira de Freitas, Ana Lucia Ponte |
Keywords: | Aplicação;Bioquímica;Seminários |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | BESSA, Claudiane Carvalho et al. Implementação de seminários para melhor aproveitamento na disciplina de bioquímica I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os índices de reprovação encontrados trazem impactos negativos para os estudantes e para os cursos de graduação, uma vez que levam ao aumento no tempo de formação, desmotivação e, em casos mais graves,a evasão. Diante disso, foi proposto a estudantes de graduação,matriculados na disciplina Bioquímica I-2016 do S-1, do Curso de Bacharelado em Biotecnologia/UFC, a apresentação de seminários como forma de avaliação do último conteúdo programado na ementa. Tal atividade foi proposta como um estímulo para a aprendizagem, já que a turma era composta por estudantes que estavam atrasados no curso devido a reprovações anteriores. O conteúdo abordado nos seminários foi "Enzimas, Cofatores e Vitaminas", com enfoque na Biotecnologia no dia-a-dia e demais aplicações. Os alunos tiveram como base principalmente o livro-texto Princípios de Bioquímica de Lehniguer e artigos científicos. Adicionalmente, foram realizados plantões da monitoria e auxílio nas aulas práticas, juntamente com a professora responsável pela disciplina, para a resolução de problemas inerentes ao conteúdo teórico e prático e suplementar na produção dos seminários. Durante os plantões, contamos com a presença de 50% dos estudantes matriculados. Foram realizados dois seminários com participação efetiva de 100% dos alunos. Todos os esforços, deram bons frutos, pela ausência de reprovações na disciplina. Podemos afirmar que este tipo de avaliação juntamente com o acompanhamento realizado na monitoria, possibilitou uma melhor assimilação do conteúdo de bioquímica, o aumento do índice de rendimento acadêmico, gerando assim uma maior autoconfiança do discente para permanência no curso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42384 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ccbessa.pdf | 49,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.