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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGadelha, Carlos Allan Araújo-
dc.contributor.authorBezerra, Carla Ilane Moreira-
dc.contributor.authorCoutinho, Emanuel Ferreira-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:22:03Z-
dc.date.available2019-06-04T14:22:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGADELHA, Carlos Allan Araújo; BEZERRA, Carla Ilane Moreira; COUTINHO, Emanuel Ferreira. Consequências da alocação de professores e suas causas na evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42381-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectEstrutura do Cursopt_BR
dc.titleConsequências da alocação de professores e suas causas na evasãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão está presente em vários cursos, porém apenas saber esse fato não ajuda a entender o motivo ou até mesmo o que fazer para sanar tal problema. Tendo isto em mente, primeiramente decidiu-se identificar quais são os motivos para em seguida decidir qual ação tomar. Durante 3 semestres, 2015.1 a 2016.1, realizou-se um questionário direcionado aos alunos, onde anonimamente eles poderiam relatar problemas encontrados por eles. O questionário continha questões sobre o curso, os professores, a infraestrutura e as disciplinas, e seu objetivo foi identificar possíveis pontos críticos com relação ao curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Após realizar um cruzamento dos dados dos três questionários, identificou-se pontos críticos em três áreas: Estrutura do Curso, Corpo docente e Metodologia de Ensino. O objetivo deste trabalho é estudar a alocação dos professores de maneira gráfica, aspecto relacionado ao item Estrutura do Curso, identificado na pesquisa. Para a elaboração desde trabalho utilizou-se a uma biblioteca em JavaScript que torna a criação de gráficos no estilo Sankey manejável, junto com arquivos JSON para tornar o armazenamento e leitura de dados mais rápida e prática de se trabalhar. A partir do SIGAA, recuperou-se os dados dos professores dos semestres da pesquisa nos quais os questionários foram aplicados e com eles projetou-se um gráfico no estilo Sankey. Este gráfico possui a disciplina que cada professor lecionou, a quantidade de turmas de cada disciplina e o local onde a disciplina foi ministrada. Tais dados, como a disciplina, nome do professor e local da aula ficam armazenados no arquivo JSON. Atualmente, com a mudança física do curso Sistemas e Mídias Digitais, decidiu-se comparar os dados atuais (nova alocação) com os dados da alocação dos 3 semestres anteriores. Com esse cruzamento de dados espera-se avaliar se a alocação dos professores à disciplinas e suas respectivas salas estão bem distribuídas.pt_BR
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