Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42356
Tipo: Artigo de Evento
Título: Proposta de educação politécnica a partir da leitura de Marx e Engels
Autor(es): Silva, Francisco Amistardam Soares
Nascimento, Ana Carolina Veras do
Palavras-chave: Educação politécnica;Karl Marx e Friedrich Engels;Formação do sujeito revolucionário;Formação do ser humano
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SILVA, Francisco Amistardam Soares; NASCIMENTO, Ana Carolina Veras do. Proposta de educação politécnica a partir da leitura de Marx e Engels. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1900-1906.
Resumo: Nesta pesquisa pretende-se discutir a existência de um programa marxiano de educação politécnica, voltada para a instituição escola, de importância para a formação do sujeito revolucionário e do processo de formação do ser humano; a partir de análises de extratos dos seguintes textos de Karl Marx e Friedrich Engels: Manifesto do Partido Comunista, Princípios do Comunismo, Instruções aos Delegados e Crítica ao Programa de Gotha. O debate proposto, ainda permanece muito discutido no seio do pensamento marxiano, visto que Marx e Engels não desenvolveram uma obra específica sobre o tema. Assim, as interpretações a respeito, são extraídas a partir dos extratos de muitos textos publicados pelos dois autores. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42356
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_fassilvaacnascimento.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.