Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42351
Tipo: Livro
Título: Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis
Autor(es): Leitão, Vanda Magalhães
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Deficiência;Ensino Superior;Educação Especial
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. 237p.
Resumo: No Brasil, até a década de 1980, poucas pessoas com deficiência ingressavam no Ensino Superior, fato que pode estar diretamente relacionado ao acesso restrito dessa população à Educação Básica, aos serviços especializados e indica o longo período de sua exclusão dos direitos sociais básicos em nosso país. Gradativamente, com o advento da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, tal população, enfrentando condições ainda adversas, finaliza o Ensino Médio e almeja o ingresso no Ensino Superior. A despeito de todas as ponderações passíveis de serem realizadas sobre sua função social no contexto da atual crise do capitalismo, com suas modalidades precárias de participação e de acesso ao conjunto dos bens e serviços socialmente produzidos, a Educação Especial na perspectiva inclusiva desponta como um princípio ético em busca da garantia do direito à Educação peremptoriamente negado a muitas gerações de estudantes com deficiência. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42351
ISBN: 978 85 7282 611 2
Aparece nas coleções:SA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_liv_vmleitao.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.