Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42348
Tipo: Artigo de Evento
Título: Entre nãos, sons e sins: atitudes educativas e vicissitudes do ser índio
Autor(es): Albuquerque, Manuel Coelho
Palavras-chave: História da cultura material;Historiografia;Civilização material, economia e capitalismo
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: ALBUQUERQUE, Manuel Coelho. Entre nãos, sons e sins: atitudes educativas e vicissitudes do ser índio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: A História da Cultura Material é uma dimensão historiográfica que busca analisar as interações dos objetos/bens materiais, que nesse estudo se configura enquanto patrimônio familiar, com as instâncias da vida humana, na sua concretude das condições materiais tendo elas, vertentes sociais, econômicas, culturais, naturais, entre outras tantas. O historiador da Cultura Material ao examinar a materialidade de uma sociedade, situada em tempo e espaço específico, busca compreender os modos de vida que se reproduzem nas relações cotidianas. O que faz lembrar Fernand Braudel em Civilização Material, Economia e Capitalismo – século XV-XVIII, no primeiro volume, As estruturas do cotidiano, que contempla as mudanças e permanências que ocorreram nas moradias, nos aspectos exteriores e interiores, o uso social dos cômodos e objetos como também a mobília. Braudel utiliza em seu estudo uma pluralidade de documentos: icnográficos, objetos, fontes cartoriais, inventários post-mortem, narrativa de viajantes, que fornecem embasamento ao historiador criar possibilidades de analise sobre a vida material. (BRAUDEL, 1995) A compreensão que alinhava esse campo de estudo é o da material, que transpõe a analise dos objetos, este campo deve examinar não o objeto material tomado em si mesmo, mas sim os seus usos, as suas apropriações sociais, as técnicas envolvidas na sua manipulação, a sua importância econômica e a sua necessidade social e cultural.(BARROS, 2004, p.30). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42348
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mcalbuquerque.pdf177,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.