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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Jailson Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T11:54:13Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T11:54:13Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jailson Pereira da. Há mais que o passado na história: o tempo idealizado em “Meia-noite em Paris”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 98711 11 9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42341 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPUH | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Biografia histórica | pt_BR |
dc.subject | Woody Allen - Cinema | pt_BR |
dc.title | Há mais que o passado na história: o tempo idealizado em “Meia-noite em Paris” | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pelo menos desde os anos 1970 − vide Manhattan, por exemplo, que é de 1979 − que Woody Allen se interessa por filmar cidades. Ao longo desse tempo, o diretor, vez por outra, exibe seu desejo de plotar seus filmes numa espacialidade minimamente identificável pelos seus expectadores. Obviamente, nem sempre há uma sintonia fina entre a cidade fictícia, projetada na tela, e a cidade real onde as filmagens e demais etapas da produção fílmica realmente ocorrem. Seja como for, utilizando recursos variados, desde os diálogos com “referências locais” até as tomadas externas, em muitos dos trabalhos de Allen, as cidades são transformadas em algo maior do que o título dos filmes ou o cenário onde se desenrolam os enredos. Através da metamorfose que ele promove, nos seus trabalhos, as cidades tornam-se personagens, por vezes protagonistas, das suas criações. Do mesmo modo como Ítalo Calvino faz com suas “cidades invisíveis”, Allen consegue personificar as cidades que põe em cena, dando-lhes humores e faces, defeitos e virtudes. Nas suas últimas realizações, Woody Allen assumiu mais explicitamente esse intento de filmar cidades. Seus personagens peculiares, nas suas criações mais recentes, circularam por Barcelona (Vick, Cristina Barcelona- 2008), Londres (Você vai conhecer o homem dos seus sonhos- 2010), Roma (Para Roma com amor- 2012). Isso tudo sem contar com “ParisManhattan”, ainda inédito no Brasil. Esses são apenas alguns dos exemplos desse projeto do cineasta de unir cinema e cidade. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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