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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42328
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação do impacto de condições ambientais adversas no processo de condução veicular em corredores arteriais de Fortaleza |
Título en inglés: | Evaluation of the impact of adverse environmental conditions in the vehicle driving process in fortaleza arterial Corridors |
Autor : | Moreira, Rodrigo Marinho |
Tutor: | Cunto, Flávio José Craveiro |
Palabras clave : | Comportamento do Condutor;Condições Ambientais Adversas;Fiscalização Eletrônica;Velocidade de Fluxo Livre |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | MOREIRA, Rodrigo Marinho. Avaliação do impacto de condições ambientais adversas no processo de condução veicular em corredores arteriais de Fortaleza. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Como problema desta pesquisa, identifica-se que os estudos sobre os impactos das condições ambientais adversas nas características de condução veicular em áreas urbanas brasileiras ainda não estão satisfatoriamente caracterizados. Há forte indícios de uma possível correlação entre as condições ambientais e o comportamento dos condutores, assim, faz-se necessário um estudo se, ao incorporar os efeitos da condição climática adversa, o condutor tende a mitigar os seus riscos, aderindo, portanto, a velocidades menores em dias chuvosos. Desta forma, a observação e avaliação desses efeitos sobre o condutor tornam-se uma questão importante na modelagem da fluidez e do desempenho da segurança viária. As análises têm se concentrado sobre as rodovias, o que limita o entendimento dos efeitos das condições meteorológicas sobre o condutor para as áreas urbanas, já que se tratam de componentes do sistema viário de diferentes características. Assim, visando à coleta da VFL pareada com os dados meteorológicos e à análise dos dados obtidos, definem-se as etapas metodológicas para este trabalho de conclusão de curso sendo as seguintes: i) Seleção dos trechos arteriais ininterruptos; ii) Coleta dos dados de fiscalização eletrônica; iii) Coleta dos dados meteorológicos; iv) Consolidação dos bancos de dados; v) Estimação dos perfis de velocidade; vi) Análise comparativa por tipo de veículo e condições meteorológicas. Foram observados, com resultados estatisticamente significativos, que a intensidade pluviométrica do local circundante afetava o processo de condução veicular a desenvolver velocidades até 3,4 km/h menores (6% de redução). Além disso, verificou- se que a interação entre tipo de veículo, o perfil do dia e o turno do dia estudados também apresentavam significância estatística de influência nas velocidades adotadas pelos condutores. |
Abstract: | As a problem of this research, it is identified that the studies on the impacts of adverse environmental conditions on vehicular driving characteristics in Brazilian urban areas are still not satisfactorily characterized. There is strong evidence of a possible correlation between environmental conditions and driver behavior, so a study is needed related to: if, by incorporating the effects of the adverse weather condition, the driver tends to mitigate its risks, thus adhering to lower speeds on rainy days. Adopting this logic of research, the observation and evaluation of these effects on the driver become an important issue in the modeling of fluidity and road safety performance. The analyzes have concentrated on the highways, which limits the understanding of the effects of the weather conditions on the driver to the urban areas, since they are components of the road system of different characteristics. Thus, in order to collect free- flow-speed paired with the meteorological data and the analysis of the data obtained, the methodological steps presented for this work to be completed are defined as follows: i) Selection of uninterrupted arterial stretches; ii) Collection of electronic surveillance data; iii) collection of meteorological data; iv) Consolidation of databases; v) Estimation of free- flow-speed; vi) Comparative analysis by type of vehicle and weather conditions. It was observed, with statistically significant results, that the pluviometric intensity of the surrounding location affected the vehicular conduction process to develop speeds up to 3.4 km/h lower (6% reduction). In addition, it was verified that the interaction between vehicle type, day profile and day shift studied also had statistical significance of influence on the speeds adopted by drivers. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42328 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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