Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42318
Tipo: Resumo
Título : A habilidade social e sua influência na atividade de formação em aprendizagem cooperativa
Autor : Brigido, Brena Duarte
Lima, Vina Mesquita Ferreira Moreira
Sousa, Gabriel de
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Palabras clave : Comunicação;Pilares;PACCE
Fecha de publicación : 2016
Citación : BRIGIDO, Brena Duarte et al. A habilidade social e sua influência na atividade de formação em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: No decorrer de algumas vivências e experiências os bolsistas acabam passando por situações problemáticas as quais necessitam de habilidades sociais para alcançar uma solução. Assim, fundamentando-se no pilar da habilidade social (JOHNSON & JOHNSON, 1998) da aprendizagem cooperativa, foi proposto um processo de formação para o semestre 2016.1, a fim de desenvolver habilidades de comunicação social para os articuladores do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). O referido estudo objetiva analisar os benefícios do ensino das habilidades sociais na vida dos bolsistas que participaram das atividades formadoras do semestre 2016.1, que tiveram como foco os conhecimentos sobre os 5 (cinco) pilares em especial da habilidade social. Assim, considerando a importância dessa habilidade, levantou-se a seguinte questão: se os membros que realizaram as atividades formativas internalizaram e somaram os conhecimentos na sua vida acadêmica e em sua vida pessoal. Com intuito de responder a esse questionamento foram realizadas entrevistas para a captura mais subjetiva da experiência vivida pelos articuladores e questionários a fim de identificar os benefícios dessa habilidade social para os bolsistas/articuladores da célula. Verificou-se que os ensinamentos sobre habilidades sociais transmitidas na formação, foram integrados na rotina de 70% ou mais dos membros da célula. Ao final desse estudo, constatou-se que os membros da formação realmente incorporaram em sua rotina as habilidades sociais vivenciadas na formação do PACCE.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42318
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_bdbrigido.pdf50,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.