Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42308
Tipo: | Resumo |
Título: | Elaboração e ministração de minicurso de matemática aplicada à físico-química como forma alternativa de melhorar o aprendizado na disciplina físico-química I |
Autor(es): | Barbosa, Arthur Silva Almeida, Maria Mozarina Beserra Casciano, Paulo Naftali da Silva |
Palavras-chave: | Físico-Química;Matemática aplicada;Desempenho acadêmico |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | BARBOSA, Arthur Silva; ALMEIDA, Maria Mozarina Beserra; CASCIANO, Paulo Naftali da Silva. Elaboração e ministração de minicurso de matemática aplicada à físico-química como forma alternativa de melhorar o aprendizado na disciplina físico-química I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Muitos estudantes que ingressam no ensino superior têm dificuldade em matemática, fato provado pelos elevados índices de reprovação em Cálculo Diferencial e Integral I. Devido a isto, há dificuldades no aprendizado em diversas disciplinas cujo pré-requisito requer estes conhecimentos, tal como as disciplinas de Físico-Química, aumentando a taxa de reprovação nessas disciplinas. Com o intuito de melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará matriculados em Físico-Química I (FQ-I), foi ofertado um minicurso de matemática aplicada a esta área de conhecimento. Após sua elaboração, o minicurso foi divulgado aos matriculados em FQ-I (público-alvo) através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Desses estudantes, 35,5% se inscreveram na atividade. O curso teve doze horas de duração e a metodologia consistiu em dois testes de verificação, três aulas expositivas, uma aula de tira-dúvidas e listas de exercícios. Na primeira e na última aula, foram feitas avaliações, de modo a comparar o rendimento dos alunos antes e após o conteúdo ser ministrado. Com base nos testes de verificação aplicados antes e depois do minicurso, foi observado melhoria no rendimento acadêmico dos estudantes quanto a utilização dos princípios matemáticos necessários para Físico-Química. No primeiro teste de verificação, 33,33% dos alunos ficaram com nota entre 0 e 2; 44,44% entre 2 e 4; 11,11% entre 4 e 6; 11,11% entre 6 e 8; e ninguém tirou uma nota superior a 8. Já no segundo teste de verificação, 14,28% dos alunos ficaram com nota entre 0 e 2; 14,28% entre 2 e 4; 28,57% entre 4 e 6; 14,28% entre 6 e 8; e 28,57% superior a 8. Notou-se que, após o minicurso, houve um aumento do rendimento acadêmico, no quesito matemática, dos alunos. Com isso espera-se que haja uma maior facilidade no aprendizado em Físico-Química, com uma redução do índice de reprovação nessa disciplina. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42308 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_asbarbosa.pdf | 50,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.