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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42308
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Arthur Silva | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Mozarina Beserra | - |
dc.contributor.author | Casciano, Paulo Naftali da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T19:42:37Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T19:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Arthur Silva; ALMEIDA, Maria Mozarina Beserra; CASCIANO, Paulo Naftali da Silva. Elaboração e ministração de minicurso de matemática aplicada à físico-química como forma alternativa de melhorar o aprendizado na disciplina físico-química I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42308 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Físico-Química | pt_BR |
dc.subject | Matemática aplicada | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.title | Elaboração e ministração de minicurso de matemática aplicada à físico-química como forma alternativa de melhorar o aprendizado na disciplina físico-química I | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Muitos estudantes que ingressam no ensino superior têm dificuldade em matemática, fato provado pelos elevados índices de reprovação em Cálculo Diferencial e Integral I. Devido a isto, há dificuldades no aprendizado em diversas disciplinas cujo pré-requisito requer estes conhecimentos, tal como as disciplinas de Físico-Química, aumentando a taxa de reprovação nessas disciplinas. Com o intuito de melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará matriculados em Físico-Química I (FQ-I), foi ofertado um minicurso de matemática aplicada a esta área de conhecimento. Após sua elaboração, o minicurso foi divulgado aos matriculados em FQ-I (público-alvo) através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Desses estudantes, 35,5% se inscreveram na atividade. O curso teve doze horas de duração e a metodologia consistiu em dois testes de verificação, três aulas expositivas, uma aula de tira-dúvidas e listas de exercícios. Na primeira e na última aula, foram feitas avaliações, de modo a comparar o rendimento dos alunos antes e após o conteúdo ser ministrado. Com base nos testes de verificação aplicados antes e depois do minicurso, foi observado melhoria no rendimento acadêmico dos estudantes quanto a utilização dos princípios matemáticos necessários para Físico-Química. No primeiro teste de verificação, 33,33% dos alunos ficaram com nota entre 0 e 2; 44,44% entre 2 e 4; 11,11% entre 4 e 6; 11,11% entre 6 e 8; e ninguém tirou uma nota superior a 8. Já no segundo teste de verificação, 14,28% dos alunos ficaram com nota entre 0 e 2; 14,28% entre 2 e 4; 28,57% entre 4 e 6; 14,28% entre 6 e 8; e 28,57% superior a 8. Notou-se que, após o minicurso, houve um aumento do rendimento acadêmico, no quesito matemática, dos alunos. Com isso espera-se que haja uma maior facilidade no aprendizado em Físico-Química, com uma redução do índice de reprovação nessa disciplina. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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