Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Antonio Willian de Oliveira-
dc.contributor.authorGalvão, Ana Letícia Pinho-
dc.contributor.authorSales, Francisca Ingrid-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T19:41:21Z-
dc.date.available2019-06-03T19:41:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Antonio Willian de Oliveira et al. Projeto educação solidária - DSS (Descobrindo Sonhos e Sorrisos). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42307-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectAção comunitáriapt_BR
dc.titleProjeto educação solidária - DSS (Descobrindo Sonhos e Sorrisos)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlguns bairros da cidade de Pentecoste se encontram em situações socioeconômicas desfavorecidas e apresentam problemas de cunho social, como violência, drogas, exclusão social e educacional. Com isso, as crianças se encontram em situação de vulnerabilidade. Frente ao contexto, organizou-se o projeto EducAção Solidária, que trabalha com leitura e escrita, matemática básica, formação cidadã e cultura, estimulando o espírito de cooperação e solidariedade através da utilização da metodologia da aprendizagem cooperativa. O projeto é desenvolvido aos sábados na EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, atende a 60 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental e conta com a participação da família para estabelecer laços de confiança com os facilitadores do projeto. Durante a execução das atividades, pode-se observar que os estudantes estão evoluindo e construindo conhecimentos sobre os gêneros textuais, gramática e matemática. Além disso, os estudantes se mostram mais motivados e interessados para participar das atividades quando trabalham em grupos e, com isso, desenvolvem algumas habilidades sociais, como o compartilhamento de ideias, respeito ao próximo e outras. Os facilitadores do projeto se sentem gratos em colaborar com o desenvolvimento da comunidade. Contudo, o projeto enfrenta algumas dificuldades, como a questão financeira e o número de voluntários participantes. Entretanto, essa situação está sendo superada através do envolvimento de alguns estudantes parceiros que estudam na própria escola. Como uma visão de futuro, se pretende diminuir o percentual de evasão escolar e defasagem educacional das crianças da comunidade, fazendo com que estes estudantes concluam o ensino fundamental sem muitas dificuldades nas áreas trabalhadas pelo projeto. Dessa forma, eles terão uma nova perspectiva de vida e a oportunidade de se tornarem líderes sociais. Assim, o projeto contribuirá de forma satisfatória para a construção cidadã e intelectual dessas crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_awoaraujo.pdf49,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.